Com três anos de atuação no Maranhão, Acqua fomenta tradições locais com evento de reggae e bumba meu boi | Instituto Acqua

Com três anos de atuação no Maranhão, Acqua fomenta tradições locais com evento de reggae e bumba meu boi

13 de Junho de 2018

Programação, na Praça do Reggae, em São Luís, acontece nesta quinta-feira (14); ação gratuita traz shows de Orquestra Maranhense de Reggae, Raíz Tribal, Célia Sampaio, George Gomes, Tambor de Crioula e Boi Unidos de Santa Fé 

Estimular tradições regionais, costumes transmitidos por diversas gerações e celebrar o movimento popular com forte viés cultural. Em soma a este cenário e com histórico de incentivo a iniciativas transformadoras, o Instituto Acqua promove evento que resgata a história maranhense e apoia artistas locais para também comemorar os 19 anos de ampla atuação frente à gestão de projetos em áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidadania e Cultura no País. A programação, marcada para esta quinta-feira (14/06), acontecerá na Praça do Reggae, no Centro Histórico de São Luís, e marca o início dos festejos juninos da região. Nomes como Orquestra Maranhense de Reggae, Raíz Tribal e Boi Unidos de Santa Fé estão confirmados.

A partir das 16h, a Praça do Reggae receberá oficinas de tranças, dança com o Grupo Afro Malungos e exposição de produtos da cadeia produtiva do reggae. Os DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo comandam as atividades de palco com entradas às 18h, 20h e 21h15. Às 19h, o público poderá interagir com o grupo Tambor de Crioula. Mais tarde, a partir das 19h30, a Orquestra Maranhense de Reggae sobe ao palco com arranjos reconhecidos pelos fãs do movimento regueiro em São Luís. Outro destaque da noite será a banda Raíz Tribal, formada por filhos dos fundadores da Tribo de Jah e expoentes do atual cenário local.  Eles se apresentam a partir das 20h30 com participação especial de Célia Sampaio, conhecida como a “Dama do Reggae” do Maranhão. Outro ícone da música, George Gomes, baterista que rearranja músicas folclóricas maranhenses para o ritmo do reggae, toca às 21h30. Para encerrar a programação, a tradição e o colorido do Boi Unidos de Santa Fé, às 22h, um dos grupos de bumba meu boi com maior expressão no Estado.

Diante da programação de atividades culturais que o Acqua projeta em São Luís, Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto, demonstra entusiasmo. “Temos um carinho grande pelo povo do Maranhão e já transformamos a vida de muitos personagens ao longo desses três anos de gestão frente às unidades de saúde em parceria com o Governo e a Secretaria de Estado da Saúde. Esse evento vai além da comemoração, é o resultado feliz de um trabalho intenso de todos nossos colaboradores e uma indicação de que mais atrações de qualidade vão surgir daqui para frente. O Acqua está devolvendo para a população todo o respeito e confiança em forma de cultura”, garante.

Serviço
Shows na Praça do Reggae
Quinta-feira, 14 de junho, das 16h às 23h
Entrada gratuita
Local: Praça do Reggae, Centro Histórico, São Luís (MA) 

Horário das atividades
16h - oficinas de tranças, dança e exposição de produtos da cadeia produtiva do reggae
18h – atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)
19h – Tambor de Crioula 
19h30 -  Orquestra Maranhense de Reggae
20h - atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)
20h30 – Raíz Tribal e Célia Sampaio
21h15 - atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)
21h30 – George Gomes
22h – Boi Unidos de Santa Fé

Sobre o Instituto Acqua
Fundado em 1º de maio de 1999 no estado de São Paulo, o Instituto Acqua tem uma história ligada a projetos em prol da comunidade onde atua e desde 2013 tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecido como tal em diferentes estados e municípios do País. Ao longo dos últimos onze anos, o Instituto se especializou na gestão em Saúde e hoje atua em diversos projetos na área, contando com cerca de 4.500 profissionais em seus quadros.

No Estado do Maranhão, o Instituto Acqua iniciou sua atuação em maio de 2015 e hoje faz a gestão de onze unidades de saúde, incluindo maternidades, hospitais, um centro odontológico e um centro de referência em neurodesenvolvimento, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Vale destacar que três hospitais estão no interior do Estado, em Pinheiro, Balsas e Santa Inês, e são referências no atendimento à população dessas regiões.

Desde maio, o Acqua também assumiu gestão do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) referência estadual em atendimentos de alta complexidade no Maranhão.

Foto: Handson Chagas/Secap