contato@institutoacqua.org.br

Alunos de curso de jardinagem atuam em áreas verdes de Ribeirão Pires

03/12/2013

RIBEIRÃO PIRES – A turma do curso Comunidade Viva do Instituto Acqua, que passa por capacitação em jardinagem e paisagismo, está aplicando as lições em áreas verdes de Ribeirão Pires. Em parceria com a prefeitura, há um mês, as aulas práticas são realizadas no Parque Pérola da Serra. A partir de projeto paisagístico criado em sala de aula, os participantes do curso estão alterando partes da área verde e melhorando ainda mais o aspecto do espaço público.

“O Acqua quer unir a necessidade de ter um local adequado para as aulas práticas, com a preocupação de atuar beneficamente na cidade onde estamos instalados”, revelou o diretor presidente, Ronaldo Pepe Querodia. Além da implementação do projeto desenhado em aula e com acompanhamento dos professores, os alunos também fazem a manutenção de espaços com atividades como limpeza, podas e replantio.

Outro espaço de atuação do Comunidade Viva tem sido o viveiro municipal, onde os alunos puderam aprender os métodos de reprodução das plantas e fazer suas próprias mudas, que serão acompanhadas mês a mês e, claro, utilizadas no projeto. “Já trabalhava com jardinagem, fazia manutenção e plantava mudas, mas só depois que iniciei o curso percebi o que é ser jardineiro de verdade, fazendo mudas a partir das plantas, reprodução e conhecendo tipo de solo”, comentou o aluno Antonio dos Santos.

No viveiro, sete jardineiros da cidade também puderam acompanhar a aula e participar das atividades. “Foi uma troca muito boa para nós, porque sempre há mais coisas para aprender e experiências para compartilhar. Espero que voltem mais vezes”, afirmou a responsável pelo viveiro Zenailda da Silva Marques.

A próxima turma tem início em agosto e as inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone 4823-1800.

Fonte: Diário Regional