contato@institutoacqua.org.br

Campanha de doação de sangue no Hospital Macrorregional Tomás Martins arrecada quantidade recorde de bolsas de sangue

30/08/2017

Com estoque completo, Hemonúcleo de Santa Inês vai abastecer quatro hospitais do Estado; corrida de rua realizada pelo hospital ajudou nas doações

A campanha de doação de sangue realizada pela equipe do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, foi considerada histórica pela direção do Hemonúcleo do município. Em 15 anos de funcionamento, a unidade de coleta de sangue nunca havia arrecadado a quantidade de bolsas adquiridas durante a campanha: foram coletadas 639 bolsas, o que resultou em cerca de 300 litros de sangue.

A campanha que resultou na grande quantidade de doações fez parte da programação de aniversário pelo primeiro ano de implantação do Hospital Macrorregional Tomás Martins, unidade de alta complexidade referência para o atendimento da população das regiões do Vale do Pindaré.

A ação também contou com a doação dos competidores que participaram da 1ª Corrida pela Vida, realizada em 27 de agosto e que marcou o término das atividades em homenagem ao primeiro ano da unidade. Para se inscrever, cada corredor deveria doar uma bolsa de sangue. Quatrocentas pessoas participaram da corrida.

Trabalharemos de forma tranquila esse mês e temos estoque para abastecer os quatro hospitais do Estado que compõem as duas regionais sob responsabilidade do Hemonúcleo, que são Santa Inês e Bacabal, além de atender os hospitais municipais. Estamos muito felizes pela parceria com o Hospital Macrorregional Tomás Martins, que viu a necessidade de reforçar o estoque”, disse Samara Pinheiro, diretora do Hemonúcleo.

Para se ter uma ideia, em apenas um dos dias da campanha foram coletadas 69 bolsas, o equivalente a 33,12 litros de sangue. Além da demanda em Santa Inês, o estoque suprirá as necessidades do Hospital Geral de Monção e do Hospital Geral de Alto Alegre, bem como do Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal. “Algumas unidades de saúde já estavam com demandas relacionadas a cirurgias, então essa campanha chegou em boa hora”, completou a diretora.

O coordenador de enfermagem do hospital, Diego Froes, agradeceu o empenho de toda a equipe e lembrou a importância desse ato de solidariedade. “Todos os profissionais estão muito felizes pelo resultado dessa campanha. Além de suprirmos nossa demanda, estamos incentivando e fidelizando outras pessoas a serem doadoras”, concluiu.