Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) realiza atividades de valorização profissional na Semana da Enfermagem

16 de Maio de 2019

Atividades tiveram início na última terça-feira (14/05) com palestras e valorização da categoria 


O primeiro dia de atividades da Semana de Enfermagem do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), foi marcado pela valorização da categoria, homenagens, qualificação e aprendizado. A unidade  gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES) construiu programação voltada para os mais de 300 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade.

O evento realizado na última terça-feira (14/05) foi prestigiado pela diretoria do Instituto Acqua. Na oportunidade, o diretor Ronaldo Querodia destacou a importância da enfermagem nos hospitais e maternidades do Maranhão. “O Instituto Acqua aposta no protagonismo do profissional de enfermagem. Há uma iniciativa muito forte por parte desse segmento diante dos resultados positivos alcançados no combate à mortalidade materno-infantil no estado e que já estão sendo reconhecidos nacionalmente. Os enfermeiros têm sido protagonistas do conjunto de ações exitosas  realizadas no Maranhão”, pontuou.

A supervisora de enfermagem da UTiNeonatal, Luciana Melo Cordeiro, enfermeira há 14 anos, falou da dedicação ao cuidar dos pacientes. “Cuidar para mim tem que estar associado ao amor e conhecimento. A enfermagem não envolve apenas a ciência, como também o cuidado mais humano. É a categoria que convive 24 horas com o paciente e não tem como desassociar o amor  do vínculo com o paciente no hospital”, mencionou.

Durante as atividades do primeiro dia, um grupo de enfermeiros realizou encenação com o objetivo de sensibilizar as equipes sobre a importância do controle de infecção hospitalar pela higiene das mãos.  Na apresentação lúdica, uma das enfermeiras, fantasiada de bactéria, demonstrou o processo de avanço das bactérias no corpo humano quando a higienização das mãos não é feita de forma correta. Na ação foi lembrada ainda a proibição do uso de adorno dentro do hospital.

À tarde, a programação seguiu com um momento de beleza destinado aos profissionais de enfermagem. “A Semana de enfermagem é um momento de grande importância, uma oportunidade de elevar nossa categoria e comemorar, além de reafirmar nossa importância dentro da saúde e fortalecer nossas capacitações”, destacou a coordenadora de Enfermagem do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Deilza Moraes.

A programação da última quarta-feira (15/04) contou com palestras sobre qualidade e segurança na assistência, oficina de cuidados e premiação aos funcionários de destaque.