Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta ginástica laboral entre colaboradores

16 de Maio de 2019

Iniciativa tem objetivo de proporcionar bem-estar e preservar a integridade física dos funcionários

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), implanta ginástica laboral entre os colaboradores. A iniciativa é promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade e tem objetivo de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física dos funcionários e prevenir lesões. 

Os alongamentos duram em média 15 minutos e acontecem diariamente em setores alternados sob orientação do fisioterapeuta da unidade, Thiago Camargo. “Nosso intuito é aliviar as tensões musculares e prevenir lesões causadas por movimentos repetitivos e doenças ocupacionais tais como lombalgias, tendinites e estiramentos. Além de despertar o interesse da prática de atividades físicas no dia a dia e promover o bem-estar dos colaboradores”, explica Thiago. 

A funcionária Francisca Duarte é telefonista da unidade e elogiou a iniciativa. “Esses exercícios são ótimos para aliviar a tensão na coluna durante o expediente, principalmente quando ficamos sentados por longos períodos. As orientações do fisioterapeuta fizeram toda a diferença na nossa rotina de trabalho”, conta.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, o hospital mantém práticas que integram os funcionários e priorizam a saúde mental e física das equipes. “Essa ideia surgiu em virtude do mês abril verde, com o foco na prevenção de acidentes de trabalho, saúde e segurança do trabalhador. Nós acompanhamos a ginástica laboral e aproveitamos para conscientizar os colaboradores nos setores sobre a importância do uso de equipamento individual e atenção com perfurocortantes. O projeto se estenderá ao longo do ano”, comenta o técnico em segurança do trabalho, Robert Elias Rodrigues Hausf.