contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua e Governo do Maranhão inauguram Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir)

28/02/2018

Espaço, localizado no Centro Histórico de São Luís, atenderá gratuitamente 4 mil pacientes por mês

O Instituto Acqua e o Governo do Maranhão inauguraram nesta quarta-feira (28/2) a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís (MA). A iniciativa irá atender gratuitamente 4 mil pessoas ao mês e a população poderá realizar os agendamentos a partir desta quinta-feira (1º de março) mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Além de atender demanda da Capital e interior do Estado, o novo serviço passa a ser referência em atenção à saúde bucal da Região Nordeste e terá gestão compartilhada entre Acqua e Secretaria de Estado da Saúde. Participaram da cerimônia de inauguração o governador Flávio Dino, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), José Marcos Pinheiro, representantes do Ministério da Saúde, deputados e diversas autoridades.

Durante o evento, Flávio Dino destacou a infraestrutura moderna da unidade. “Infelizmente, com tanta desigualdade que o Brasil vive, tornou-se costumeiro o conceito segundo o qual o que é público tem de ser de qualquer jeito e que tudo que funciona direito tem de ser pago. Nós sempre lutamos para quebrar esse paradigma em todas as áreas, inclusive na Saúde. Estas instalações do Sorrir, que são extraordinárias, demonstram nosso esforço”.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a chegada do Sorrir alcança pessoas que nunca tiveram condições de realizar um tratamento bucal. “O Maranhão tem um grande percentual de pessoas com dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal e o governo quer devolver o sorriso a elas. Queremos contribuir para melhorar a autoestima e resgatar a dignidade. Hoje temos um sonho realizado e agradeço ao Instituto Acqua pela incansável parceria para essa concretização”, comentou.

A importância de construir uma boa imagem e devolver aos maranhenses um direito comum à saúde foi lembrada por Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua. “Inaugurar um espaço de atendimento é sempre desafiador porque você essencialmente precisa devolver em trabalho sério e de qualidade a confiança depositada pela população no poder público. Não é tarefa fácil, mas estamos conseguindo realizar grandes avanços aqui no Maranhão. O Governo do Estado é um grande parceiro e juntos estamos sentindo esse retorno. É fundamental renovar a crença das pessoas diante da saúde pública que pode e deve ser confiável”, pontuou.

A unidade será referência na atenção secundária nas áreas de dentística restauradora, endodontia, periodontia, prótese dentária, estomatologia, cirurgia buco-maxilo, ortodontia, implantodontia e odontopediatria, bem como para o diagnóstico precoce do câncer bucal e atendimento protocolar dos pacientes com necessidades especiais.

“Esse trabalho que se inicia aqui traz dignidade à população. Só desejo sucesso e vida eterna para essa obra. Tenho a melhor impressão possível. Tudo excelente. Inclusive, essa ação de prevenção ao câncer representa uma grande conquista”, avaliou o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), José Marcos Pinheiro.

Estrutura e atendimento padrão – Instalada no Centro Histórico de São Luís, área tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974, a unidade de saúde ocupa um imóvel que foi totalmente reformado para receber os pacientes de forma confortável e segura.

O Sorrir conta com 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 87 profissionais à disposição da população para atender, inclusive, casos de urgência, referenciados e espontâneos, e estrutura para receber mil pacientes por semana, incluindo serviço de diagnóstico antecipado de câncer bucal.

Para garantir a excelência no atendimento, a equipe de profissionais passou por treinamento oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Os auxiliares de saúde bucal, auxiliares de farmácia, técnicos de saúde bucal, técnicos de radiologia, recepcionistas e telefonistas, bem como os profissionais de diversas especialidades da área de odontologia, foram contratados por meio de processos seletivos realizados pelo Instituto Acqua.

 

Serviço

Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir)

Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, 26 B, São Luís – MA – em frente ao Terminal de Integração Praia Grande;

Funcionamento: segunda a sexta feira, das 8h às 20h

 

Fotos: Jardel Scot e Johney Tavares