INSTITUTO ACQUA

Gestão para transformar
O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos com sede em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Com 20 anos de história, atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional. A Gestão de Projetos é considerada um marco de excelência. Além de ter destaque na área da saúde, abrange ações em Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Cidadania, Cultura e Esportes, entre outros. Os principais objetivos dos projetos são: qualidade, transparência, estar sempre a serviço da comunidade e em consonância com os órgãos públicos municipal, estadual e federal.

O Acqua trabalha em estreita parceria com os setores público, privado e outras organizações não governamentais com objetivos similares. Na gestão de saúde, atua respeitando os valores institucionais e finalidades estatutárias. Possui forte atuação na gestão de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela gestão de hospitais municipais e estaduais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBS (Unidade Básica de Saúde), ambulatórios de especialidades médicas e ambulatórios de unidades prisionais.

É reconhecido pelo setor por sua atuação em gestão hospitalar em todos os níveis de complexidade, além de serviços de consultoria, planejamento estratégico e diagnósticos hospitalares. As ações são sempre alinhadas com os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização (PNH), que resultam na consolidação do atendimento humanizado.

História

O Instituto Acqua foi fundado em 1º de maio de 1999. Sua primeira sede foi no Parque Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires (SP). No local, o Instituto criou o Centro de Referência Ambiental, firmando-se no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana.

Em 2003, o Instituto foi reconhecido como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desde 2014 tem sua sede em Santo André (SP).

Desde 2013, a instituição tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecida como tal em vários estados e municípios do Brasil.

Nos programas que desenvolve, o Instituto promove parcerias com poder público, universidades, empresas e fundações para implementar programas sociais, educacionais e competências dos recursos sociais aplicados nos diferentes setores para o desenvolvimento sustentável, não apenas do ponto de vista ecossistêmico, mas também da perspectiva cultural, o que se reflete na educação, no cuidado à saúde e no desenvolvimento urbano.

Projetos
O Instituto Acqua tem experiência na realização de diagnósticos para atender as necessidades de seus parceiros. Para estimular a consciência cidadã, a educação e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, realiza ações diversas.

Confira alguns de nossos projetos
 
 
São Luís (MA)
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto Acqua faz a gestão das Maternidades Nossa Senhora da Penha, Marly Sarney e Benedito Leite, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e da Casa de Apoio Ninar.
Santa Inês (MA)
Inaugurada em agosto de 2016, em Santa Inês (MA), a unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré. O hospital conta com cerca de 400 profissionais e oito equipes médicas para o atendimento de casos de alta complexidade.
Pinheiro (MA)
Inaugurado em setembro de 2015, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro (MA), atende casos de média e alta complexidade.
Colinas (MA)
A Maternidade Humberto Coutinho localizada no município de Colinas (MA), foi inaugurada em setembro de 2018 sendo a terceira maior do estado. A unidade possui 2.700 m² e é referência no atendimento para gestantes dos 15 municípios do Médio Sertão Maranhense. O hospital atende casos de urgência e emergência em regime de 24h.
Balsas (MA)
Hospital de referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral na região Sul do Estado. O local conta com 50 leitos, 10 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI neonatal e atende uma população de 246 mil pessoas. ...
Sousa (PB)
O Instituto Acqua realiza a gestão do Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, na cidade de Sousa, Paraíba. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2018 e atende pessoas com deficiência que necessitam de diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva para reabilitação.
Franco da Rocha (SP)
A população privada de liberdade em cinco unidades prisionais instaladas no município é atendida dentro das unidades por meio da parceria entre Instituto Acqua e Prefeitura de Franco da Rocha em convênio com o governo do Estado. Ao todo, cerca de 8,2 mil pessoas recebem a atenção de...