contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite é reconhecida por infraestrutura e atendimento ágil (Governo do Maranhão)

07/06/2016

O atendimento humanizado e a infraestrutura de qualidade da Maternidade Benedito Leite foram avaliados positivamente por pacientes que usufruíram dos serviços no mês de maio. O reconhecimento é resultado de avanços como a reforma da maternidade e readequação da sala de pré-parto e outras instalações. A maternidade, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Instituto Acqua, foi elogiada por pacientes como Thuanny Cintra, 18, que deu entrada na unidade em trabalho de parto.

A jovem estava acompanhada pelo namorado e pela irmã mais velha, Tábita Cintra, que se impressionou com a atenção dedicada a Thuanny. “Assim que chegamos na Benedito Leite o atendimento foi rápido e logo passamos pela triagem. A médica avaliou a dilatação dela e conseguiu em pouco tempo um leito para acomodá-la”, contou. A gestante, também, realizou exames e utilizou os equipamentos disponíveis na unidade para estimular com segurança a dilatação.

Além do atendimento ágil, a maternidade impressionou a família pelas instalações e atuação dos profissionais. “Quando entrei com ela na sala de pré-parto, vimos que tudo estava bem equipado, limpo e organizado. Sem contar o atendimento humanizado dos profissionais, o que ajudou muito a minha irmã”, comentou Tábita, ao elogiar o trabalho de orientação da equipe de Enfermagem, atenta ao fato de a jovem estar em sua primeira gravidez.

“Eu estava com muito medo, porque ia ter minha filha na rede pública, mas a experiência foi tão positiva que surpreendeu todos nós. Quando a gente recebe um atendimento humano e de qualidade, você se impressiona e quer compartilhar com outras pessoas que precisam utilizar o SUS”, ressaltou Thuanny. A família da garota só tem motivos para agradecer. “O SUS pode funcionar de forma adequada. O pessoal que trabalha na maternidade deve se sentir motivado, porque os pacientes veem que o trabalho é excelente e merece ser reconhecido para continuar sempre assim”, comemorou Tábita.

O atendimento prestado a Thuanny foi tema de postagem no perfil pessoal de Tábita no Facebook. O texto publicado na rede social destacou a experiência positiva que a família teve na Maternidade Benedito Leite. Entre os comentários publicados, estava o de Carlos Pacheco, que reforçou a excelência no atendimento oferecido a sua esposa na unidade de saúde. “Eu a acompanhei e tive a honra de conhecer toda a excelência do trabalho que eles realizam. A minha filha nasceu lá e elas foram muito bem atendidas”, disse.

Outro comentário positivo veio de Dina Rodrigues. “Tive minha filha lá e a maternidade é muito boa mesmo, com ótimos profissionais, psicólogos, nutricionistas e todo o atendimento é de primeira. Eu recomendo a todas as futuras mamães!”, completou.

Avanços

O Governo do Maranhão, por intermédio da SES, realizou diversas mudanças na estrutura da maternidade, que ampliaram a qualidade do atendimento oferecido à população. Entre outros avanços, foram executadas a reforma da maternidade e a readequação da sala de pré-parto e outras instalações, o que possibilitou a presença de um acompanhante homem durante o parto, pela primeira vez, em 14 de abril deste ano.

A organização dos setores da unidade de saúde contribuiu para o conforto dos pacientes e tornou o atendimento mais ágil e eficiente. Além disso, os profissionais passaram a receber capacitações periódicas pela equipe do Instituo Acqua, por meio do NEP (Núcleo de Educação Permanente), programa instalado nas unidades sob gestão do Instituto no Maranhão desde agosto de 2015. Palestras e treinamentos sobre temas como higienização das mãos, medidas preventivas contra infecções, aleitamento materno e fisioterapia na obstetrícia, entre outros, são realizados mensalmente para os funcionários.

As comissões e comitês internos, como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), além da instalação de protocolos de atendimento e de acolhimento com Classificação de Risco, também contribuíram para o restabelecimento da Maternidade Benedito Leite como referência no atendimento materno infantil na capital maranhense.