contato@institutoacqua.org.br

Santo André oferece curso pré-vestibular gratuito

30/05/2016

Vagas são priorizadas para pessoas carentes, mas também há critérios de raça e gênero na escolha dos participantes

O Instituto Acqua, em parceria com a Noctuam Ensino, está com inscrições abertas para o projeto Universidade Cidadã, curso pré-vestibular gratuito que será lançado nesta segunda-feira (30/05) para moradores de Santo André. A iniciativa tem 20 vagas para aulas em três dias por semana, das 14h às 18h, no Centro Comunitário Tamarutaca (rua Garanhuns, s/n, Santo André).

A iniciativa possibilita que pessoas de todas as idades participem de aulas preparatórias para o Enem, que possibilita o ingresso em universidades públicas e particulares. O programa vai priorizar vagas para pessoas carentes, mulheres chefes de família, sem trabalho ou sem estudo, além de critérios de raça e gênero.

Durante o curso, os alunos recebem apostilas exclusivas, com as questões das últimas cinco provas do Enem comentadas por professores, e terão acesso à plataforma digital geekie, que contém vídeos, simulados, exercícios e aulas curtas e expositivas das matérias do Ensino Médio cobradas em vestibulares do País. “A geekie é uma plataforma de estudo adaptativo que tem como objetivo desenvolver um plano de estudos individual, mapeando exatamente os conteúdos necessários de acordo com as respostas iniciais de cada aluno, ou seja, o mesmo tem acesso a um ensino adaptativo”, explicou um dos fundadores da Noctuam Luis Mendes.

O sistema também gera relatórios de desempenho e pode ser acessado por meio de um aplicativo para celular. “Com essa proposta de projeto pedagógico híbrido nós aprovamos em vestibulares seis entre 10 alunos de escolas públicas por meio do Enem e do Prouni, com apenas dois meses de curso em 2015”, revelou um dos fundadores da Noctuam Diego Zuculin.

INSCRIÇÕES

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pela Universidade Cidadã, basta preencher um questionário socioeconômico no link. Qualquer pessoa pode responder às perguntas e enviar seus dados pessoais para análise. Também é possível preencher e enviar esse mesmo cadastro na sede da Noctuam Ensino (rua Oratório, 383, em Santo André), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Serão ministradas 390 horas presenciais de curso, entre maio e dezembro, duas palestras motivacionais, duas visitas a universidades, dois simulados e 300 horas de conteúdo online. “A projeção é que já em 2016 consigamos entre 20 e 30% de aprovação em universidades públicas e até 40% considerando as vagas do ProUni, Fies, universidades federais, estaduais e diplomas de conclusão do Ensino Médio”, avaliou Zuculin.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Instituto Acqua, pelos telefones 4825-1711 e 4823-1800 ou com a Noctuam Ensino, pelos números 4996-4166e 4996-2883.