contato@institutoacqua.org.br

Universidade Cidadã inicia cursinho preparatório para o Enem em espaço dedicado ao acolhimento de LGBTs em São Paulo

09/06/2017

Alunos serão capacitados ao longo do ano em projeto que conta neste ano com a parceira da Casa 1 na Capital paulista

O primeiro passo para obter uma vaga na universidade começou a ser dado por 21 jovens em 7 de junho, em São Paulo (SP). Eles fazem parte da primeira turma de 2017 do projeto Universidade Cidadã, curso preparatório gratuito para o Enem realizado pelo Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Educação e a Casa 1, uma república de acolhimento para LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e centro cultural na Capital paulista.

A iniciativa oferece capacitação gratuita para o Enem. Professores com ampla experiência nas disciplinas exigidas pelo exame ministrarão as aulas ao longo do ano na sala de atividades Vange Leonel, dentro da Casa 1, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30. O projeto priorizou a participação de pessoas de baixa renda que farão o Enem neste ano, mulheres chefes de família sem trabalho e pessoas da comunidade LGBT, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos.

“A primeira aula foi excelente. Os alunos são curiosos, motivados e demonstraram interesse no conteúdo do curso. Isso é ótimo, porque é necessário que a classe e o docente tenham uma relação de cumplicidade e que possam trocar conhecimentos e experiências mútuas. Será um trabalho enriquecedor para todos”, destacou Guilherme de Lucas, coordenador de projetos educacionais da Noctuam Educação.

Marcia Costa, 28 anos, encontrou no projeto a oportunidade que precisava para se preparar para a prova. “Eu procurei um curso particular, mas a mensalidade não cabia no orçamento. Como eu fazia curso de inglês na Casa 1, eu vi o anúncio sobre o projeto e me inscrevi”, contou a estudante, que pretende cursar biomedicina na USP (Universidade de São Paulo). “Achei essa primeira aula maravilhosa. Gostei muito da estrutura do curso e dos professores. Também acredito que o contato com pessoas de diferentes opções sexuais abre a nossa mente, e essa é outra vantagem que o curso proporciona.”

O início do curso também foi comemorado pelos profissionais que atuam na Casa 1. “Acreditamos muito que o curso pode contribuir tanto com a formação do público da Casa 1 e região quanto dos participantes que chegam aqui por meio desse projeto. É muito legal começar a ver essa sala frequentada por estudantes e pessoas pensando na universidade como um espaço possível. É a realização de um sonho”, reforçou Bruno Oliveira, coordenador do centro cultural da Casa 1.

Durante a abertura da primeira aula, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, reforçou que o projeto se destaca na formação educacional de pessoas que não teriam condições de pagar por um curso preparatório de qualidade. “Essa iniciativa colhe frutos desde 2016, quando capacitamos pessoas em Santo André (SP) e São Luís (MA). Agora queremos que essa turma também tenha a oportunidade de adquirir conhecimentos que poderão mudar a condição socioeconômica de vocês por meio da educação”, afirmou.