UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) expande serviços com 10 novos leitos

16 de Maio de 2019

Iniciativa integra pacote de medidas para o enfrentamento de mortes materno-infantil 

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), inaugurou na última quarta-feira (15/05), novo espaço com 10 leitos neonatais que integram o pacote de ações para o enfrentamento das mortes materno-infantil lançado pelo governador Flávio Dino no mês de maio. A unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garante assistência e cuidados para média de 30 a 34 recém-nascidos, mensalmente, na Unidade de Terapia Intensiva que recebe pacientes de todo o estado.

Os 10 novos leitos vão integrar a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e somam-se aos oito do tipo já existentes. Compõem, ainda, a UTI neonatal da unidade, 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) e cinco da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto, do vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Yglésio Moyses, do secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco, da diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, do diretor do Acqua, Ronaldo Querodia, e dos diretores do Juvêncio Mattos, Edison Cunha e Andréa Oliveira.

Segundo o diretor-geral da unidade, Edison Cunha, o hospital é referência em atendimento infantil para todo o Maranhão, principalmente por disponibilizar as UTIs neonatais. “O ganho não é apenas para o hospital, mas para todos. A demanda do interior é muito grande nas internações. Com os 10 novos leitos amenizamos a necessidade, fornecendo uma melhor assistência para as crianças que nascem no estado”, ressaltou.

A entrega dos serviços aconteceu na semana em que a unidade de saúde realiza atividades em comemoração ao Dia do Enfermeiro e da Enfermagem. Deilza Moraes, coordenadora de enfermagem do Juvêncio Mattos, recebeu, simbolicamente, um buquê de flores das mãos do secretário Carlos Lula representando toda equipe de enfermagem do hospital. O reconhecimento pelos serviços prestados também foi estendido à diretora-executiva Paula Assis, que foi homenageada com a entrega de flores.

Sobre a UTI Neonatal - O circuito de atendimento na UTI Neonatal a bebês prematuros ou nascidos com complicações no parto inicia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), classificados por idade gestacional, e seguem, de acordo com necessidades de cuidados, para as etapas seguintes de atendimento na Ucinco e, posteriormente, na UCinca.

De acordo com Milene Gonçalves, médica da unidade e especialista em neonatologia, os leitos que foram inaugurados são regulados pela Rede Estadual de Saúde e recebem pacientes de outras maternidades que não têm a estrutura da UTI Neonatal. “Nós não temos maternidade aqui. Esses 10 leitos é uma oportunidade de ajudar outras unidades com assistência aos seus excedentes e é de fundamental importância para a população maranhense porque vamos salvar a vida de muitos bebês, aumentando a rotatividade, inclusive, dos bebês mais graves que estão na UTIn”, explicou.

Bebês como Isaac, da cidade de Aldeia Altas, no interior do estado, que permanece 28 dias internado no Juvêncio Mattos com problemas no estômago. O pai, José Cleber Martins da Cunha, 32 anos, reconheceu a importância do atendimento. “Graças ao hospital meu filho fez a cirurgia e está tudo correndo bem. É muito bom ver mais leitos sendo abertos porque o que a gente vê aqui é que muita criança precisa e imediatamente chega outra para receber tratamento”, comentou José Cleber.