contato@institutoacqua.org.br

Acqua Cultura

Gestão para transformar
Acqua Cultura

Em maio de 2017, o Instituto Acqua inaugurou espaço cultural localizado em sua sede em Santo André (SP). O local conta com infraestrutura completa para atividades educacionais e culturais. As atividades realizadas no espaço envolvem a comunidade do entorno e atraem a população regional das sete cidades do Grande ABC e Capital que participam de várias ações, incluindo cursos, palestras, feiras e shows. Sempre com intuito de promover bem-estar, compartilhar iniciativas favoráveis a práticas saudáveis e ampliar o olhar para movimentos culturais, o Acqua idealiza projetos que já se tornaram sucesso de público e referência estadual, como a Feira Vegana do ABC. Vários artistas também já passaram pelo espaço cultural do Acqua, dentre eles nomes como Andreas Kisser (Sepultura), Nômade Orquestra, Lurdez da Luz, Kleber Albuquerque, Vasco Faé, Kiko Dinucci, Juçara Marçal (Metá Metá), Suzana Salles, a cantora angolana Jessica Areias, Os Capoeira, entre outros grandes músicos e intérpretes.

Cursos no espaço cultural

  • Jardinagem
  • Canto coral
  • Yoga
  • Musicalização em flauta doce
  • Pré-vestibular
  • Culinária saudável
  • Workshops para empreendedores
  • Feira Vegana do ABC

    Idealizado pelo Acqua e referência para o segmento nas sete cidades da região, o evento reúne 2 mil pessoas ao mês eapoia a causa animal, incentiva pequenos produtores artesanais e desperta o olhar da comunidade regional para hábitossaudáveis. Além de integrar a população local, recebe visitantes da Capital e já se tornou o segundo maior evento veganoda região metropolitana do Estado de São Paulo. Mensalmente, reúne 30 expositores e feirinha de adoção de cães e gatos em parceria com a Ong Amigo Legal e o Pet Shop Oh My Dog, ambas marcas de Santo André (SP).

    Vila Mundo

    Estimular o desenvolvimento local, projetar arranjos criativos e benefi ciar milhares de pessoas que buscam entretenimento. Com essa proposta surgiu a iniciativa VilaMundo – portal que reúne informações culturais e descontos de estabelecimentos comerciais. Uma idealização do Acqua em parceria com o Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria, o site catracalivre.com.br/vila-mundo utiliza a criação de uma moeda própria. Bares, restaurantes, lojas e até serviços, entre outros estabelecimentos, atuam com descontos para quem usar a ‘Chave VilaMundo’. O site também se tornou referência de roteiro cultural para as sete cidades do Grande ABC.

    Bazar VilaMundo

    O Acqua também promoveu mensalmente o Bazar VilaMundo, uma feira de brechós, música, gastronomia, cosméticos e artesanato. Com média de 1,4 mil visitantes por edição, o evento incentivava artesãos da região do Grande ABC e fomentava a diversidade cultural, sempre apoiando artistas independentes, mas também recebendo referências da música popular brasileira. A iniciativa foi fruto da parceria do Acqua com o portal Catraca Livre.

    Bumba meu reggae

    Valorizar tradições regionais, costumes transmitidos por diversas gerações e celebrar o movimento popular com forte viés cultural. Em soma a este cenário e com histórico de incentivo às iniciativas transformadoras, o Instituto Acqua também idealizou evento que resgatou a história maranhense e apoiou artistas locais. A programação, que ocorreu no Museu do Reggae e Praça do Reggae, no Centro Histórico de São Luís, e marcou o início dos festejos juninos da região, contou com Orquestra Maranhense, Raíz Tribal, Celia Sampaio e Ademar Danilo, Boi Unidos de Santa Fé, George Gomes e Tambor de Crioula. O evento teve parceria com a Rádio Brasil Atual (98,9 FM), com transmissão ao vivo do programa musical “Hora do Rango”, comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta.

    Mostra de orquídeas

    O Instituto Acqua também foi responsável por idealizar exposição de orquídeas, cactos e suculentas em sua sede cultural de Santo André (SP). O evento, além de incentivar a comunidade regional diante da troca de experiências com orquidófilos, também integrou o calendário regional da Sociedade Orquidófila de Santo André e reuniu algumas das principais entidades do segmento, além da comercialização de plantas e flores apresentadas pelo Orquidário 4 Estações, de Mauá (SP).

    ABC das Artes

    Com a proposta de relembrar artistas, lugares e movimentos que fizeram história no Grande ABC e valorizaram as expressões artísticas e culturais, o Instituto Acqua mantém espaço dedicado a homenagear aqueles que tanto encantaram e ainda encantam entusiastas. A galeria intitulada ABC das Artes está fixada na sede do Instituto, em Santo André (SP). Os sambistas Dona Inah, Mimi Boêmio e Joca Sete Cordas, além da extinta casa de shows andreense Jazz ‘n’ Blues são alguns dos homenageados.

    Rádio Brasil Atual

    Resgatar a história musical do Grande ABC e estimular novas atrações culturais. A partir dessa proposta, o Acqua também atuou em parceria com a Rádio Brasil Atual (98,9 FM) diante do “Hora do Rango”, um dos programas musicais mais reconhecidos do país, comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta. Além de programas ao vivo direto da sede do Acqua, a ação também levou entretenimento e cultura para outras regiões - já passou pelo Maranhão, com programação que reuniu o movimento bumba meu boi e o reggae, e também desembarcou em Santos, litoral paulista, e Rio de Janeiro - sempre apresentando artistas da música popular brasileira, como João Donato de Oliveira, o Donatinho (filho de João Donato).