contato@institutoacqua.org.br

Acqua Sustentável

Gestão para transformar

Com atuação voltada para a construção de uma sociedade cada vez mais participativa, o Instituto Acqua mantém ações nas mais diferentes áreas, como Educação, Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Qualificação Profissional, Planejamento, Esporte e demais setores. O Acqua realiza atendimento direto ao público por meio de programas feitos com parceiros em vários municípios, governos estaduais, ministérios e instituições como Petrobras, Braskem, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Braskem, Sesc, Sebrae, entre outros. Esse trabalho garante abrangência significativa em suas atividades junto à sociedade e tem experiência em diferentes setores para o desenvolvimento de projetos em parceria com instituições públicas e privadas.

Revitalização de parques

Com a experiência da revitalização do Parque Ecológico Guapituba, em Mauá (SP), o Instituto Acqua tem como expertise a elaboração de novos conceitos de utilização de parques públicos. Em 2004, com a captação de recursos junto à Petrobras e em parceria com a Prefeitura Municipal de Mauá, o Instituto Acqua cuidou de todo o processo de viabilização da obra, gerenciou o escopo e a contratação dos serviços, bem como o desenvolvimento dos projetos e ações, que remodelaram toda a estrutura do parque para melhor atender a população.

Clube da Jardinagem

Com o objetivo de incentivar e facilitar a reunião e troca de informações dos admiradores de jardins e das plantas, profissionais ou não, o Instituto Acqua lançou, em 2013, o Clube da Jardinagem. O clube surgiu do interesse dos alunos do curso Comunidade Viva, realizada com o patrocínio da Petrobras, para incentivar a troca de informações e experiências entre os alunos do Comunidade Viva e profissionais e interessados pelo tema. O grupo se reúne uma vez por mês e cada encontro um tema é exposto por meio de palestras e oficinas.

Ecocomunidade

Programa de educação, formação e informação ambiental, que consiste na criação de centros de fomento para uso sustentável da água, composto de um Centro de Referência Ambiental e de um Módulo Volante Ambiental. O programa incentiva populações locais e entidades para uma participação efetiva na gestão de políticas públicas de recursos hídricos, proteção e recuperação ambiental. A iniciativa foi executada com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO).


Diagnóstico Socioambiental da Represa Billings

Estudo realizado em parceria com o Instituto Socioambiental traçou um amplo diagnóstico da Bacia Hidrográfica, com levantamento de informações, fornecimento de dados e contato com as comunidades locais. Projeto apontou condições de poluição e balneabilidade e locais com necessidade de saneamento às margens, entre outras ações.

Descobrindo os Parques

Programa do Instituto Acqua voltado para a integração de conceitos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o Descobrindo os Parques promoveu passeios em parques públicos sob a orientação de especialistas. O projeto é voltado para estudantes de redes de ensino público e particular e população local. O Descobrindo os Parques busca a melhor utilização das áreas verdes das cidades integrando esses locais com o meio ambiente urbano, promovendo a educação ambiental e a formação de agentes multiplicadores.

Férias no Parque

Atendimento de alunos, familiares, comunidade escolar e do entorno diante de aulas-passeio em parques, participando de atividades artísticas estéticas, de contato com a natureza, reaproveitamento, reuso e reciclagem de diversos materiais, por meio de oficinas e cursos. Destacam-se na programação cursos de teatro, pintura, dança, colagem, dobradura, iniciação musical, gravura, construção de instrumentos musicais e brinquedos, entre outros.


Teia Verde

O projeto Teia Verde forma agentes de transformação por meio do curso gratuito de jardinagem, o que permite aos participantes multiplicar nas suas comunidades os temas abordados. O curso possui carga horária de 156 horas, aulas três vezes por semana e turmas com 25 vagas. Projeto direcionado para maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O projeto é realizado pelo Acqua em parceria com a Prefeitura de Santo André (SP) e patrocínio da Petrobras - chegando às comunidades Parque Erasmo, Tamarutaca e Conjunto Habitacional Prestes Maia, todas em Santo André.

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática socioambiental. O Instituto Acqua é contemplado pelos ministérios com o Circuito Tela Verde para a exibição de curtas-metragens de temática ecológica e de educação ambiental. Jovens, crianças e adultos são estimulados a olhar seu meio e traduzir, em linguagem de audiovisual, suas realidades.

Sala Verde

O Instituto Acqua é contemplado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma Sala Verde, espaço para discussão e ações sobre Meio Ambiente e cidadania com livros para estudos ambientais. O Projeto Sala Verde consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental.


Urbanismo e Planejamento

Sua casa nossa cidade

O Instituto Acqua tem experiência no acompanhamento do deslocamento dos moradores de áreas precárias para novas unidades habitacionais. Um caso exemplar desta atuação é o projeto urbanístico desenvolvido em parceria com a EMHAP (Empresa Municipal de Habitação Popular de Santo André - SP), para executar a mudança dos moradores das comunidades Capuava Unida e Gamboa para o Conjunto Habitacional Alzira Franco II, quando o Acqua promoveu o desenvolvimento dos moradores, aumentando suas relações interpessoais com membros da comunidade e alocando incentivos ao crescimento no conjunto habitacional.

Plano Diretor

O Instituto Acqua teve importante participação na revisão do Plano Diretor de Santo André (SP), realizado em 2010. Instrumento que tem por objetivo nortear o ordenamento urbano do município para os próximos anos, o Plano Diretor foi desenvolvido em sete etapas, compreendendo mais de 200 propostas, resultantes de conferências, reuniões de conselhos e discussões junto à população. A revisão do Plano Diretor permitiu um novo parâmetro no número de pavimentos das edificações na cidade, apontando os locais onde se podem construir edifícios, revendo a lei que até então permitia a horizontalização em qualquer local da cidade, preservando a paisagem urbana e a habitabilidade.

Geoprocessamento

Processamento informatizado que permite o uso de informações cartográficas, como mapas, plantas, aerofotos e imagens de satélite para acompanhar e monitorar a emissão de poluentes na água, no ar e locais de contaminação do solo. Por meio do geoprocessamento, ação disponível para governos e empresas, o Instituto Acqua consegue realizar diferentes tipos de monitoramento. Um exemplo de ação diferenciada realizada pelo Instituto através do geoprocessamento, foi o mapeamento realizado, em 2003, em todas as cidades do Grande ABC Paulista, dos focos do mosquito da dengue, em período em que era grande o número de focos nestas cidades.


Universidade Cidadã

A partir de aulas do projeto Universidade Cidadã, que oferece curso preparatório gratuito - iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Noc Educação, a iniciativa cria mecanismos para atribuir oportunidade de estudo a pessoas de baixa renda que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos. Com aulas em São Paulo, em três polos - incluindo a sede do Acqua em Santo Andre (SP) e no Maranhão, o projeto já mudou a vida de 250 estudantes. A ação também mantém aulas na Casa 1, uma república de acolhimento para LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que foram expulsos de suas casas.


Educa Geral

Projeto que tem como proposta dar apoio técnico e pedagógico às escolas municipais por meio do desenvolvimento de atividades de formação continuada no contraturno escolar. O programa conta com oficinas de artes visuais, capoeira, dança, ginástica artística, teatro e circo, taekwondo e xadrez. A atividade já foi executada em 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André) para 2 mil alunos ao mês do Ensino Fundamental I.

Escola Sustentável

Para incluir Saúde, Mobilidade, Emprego e Renda, o Instituto Acqua implementa o programa Escola Sustentável. O projeto está dentro da Bolsa de Programas do Acqua e tem como objetivo integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável. Dentro do conteúdo educacional, o Escola Sustentável qualifica os profissionais de ensino, cria um currículo de formação cidadã e educação ambiental conforme preconiza a atual política nacional de educação ambiental.

Centro de Referência Ambiental

O Instituto Acqua já implementou diferentes tipos de Centros de Referência Ambiental. Em parceria com a Petrobras e a Prefeitura de Mauá (SP), o Acqua criou o Centro de Referência no Parque Guapituba. O parque foi revitalizado e uma sala de estudos ambientais foi criada para atividades com crianças. Primeira sede do Instituto, o Parque Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires (SP), também recebeu um centro de referência, no final dos anos 90. Atualmente, a sede do Acqua em Santo André (SP) é um espaço para integração com a comunidade local de temas que variam desde o meio ambiente ao protagonismo da sociedade.


Comunidade Revela

Projeto de capacitação em fotografia e vídeo criado em 2008 e contemplado pela Petrobras. O programa inclui a montagem de laboratórios de edição de vídeos e fotos e os alunos recebem capacitação para economia solidária.

Comunidade Viva

Programa do Instituto Acqua patrocinado pelo Projeto Integração Comunidades da Petrobras com o objetivo de capacitar pessoas com mais de 18 anos em jardinagem e paisagismo. O curso, totalmente gratuito, tem carga horária de 300 horas (aproximadamente cinco meses). As turmas têm 25 vagas a cada período de cinco meses. As aulas teóricas acontecem no espaço cultural do Acqua e as práticas são executadas em campo. A finalidade da formação é qualificar interessados na área de jardinagem e paisagismo, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho por meio de um curso prático e aprofundado.


Esportes

Esporte Social

O Instituto Acqua já atendeu cerca de 2.600 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos no programa Esporte Social, iniciativa em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo para fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer que visam a inclusão social. Cada núcleo tem capacidade para atender 100 crianças e adolescentes, desenvolvendo três modalidades esportivas, definidas de acordo com as especificidades e interesse da comunidade local.

Galo Azul

Programa Esporte e Lazer Galo Azul na Comunidade, realizado na Vila Guilherme, em São Paulo, com aulas gratuitas de futsal, vôlei e handebol para cerca de 100 jovens. O programa tem como objetivo fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo educacional com vistas a garantir o direito constitucional previsto em lei. A proposta é incluir na rotina da comunidade local, a prática do esporte como meio de inclusão e participação social.

Saúde com Movimento

Com aulas em cinco tipos de atividades físicas orientadas para usuários de Unidades de Saúde, o programa Saúde com Movimento tem como objetivo contribuir com a política da saúde, estimulando e sensibilizando a população para a prática de exercícios, diminuindo assim a incidência de doenças crônicas e somando na qualidade de vida dos envolvidos.


Seminários

Cidades Sustentáveis

O Instituto Acqua firmou parceria, em 2012, com o programa Cidades Sustentáveis, de responsabilidade da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos. A intenção do programa é promover discussão sobre sustentabilidade entre a sociedade civil organizada, empresários, partidos políticos locais e candidatos.

Agenda 21

O Instituto Acqua participou, em 2003, da elaboração da Agenda 21, em Ribeirão Pires (SP), contribuindo com a criação de propostas de desenvolvimento sustentável no município e atuando em diálogos com a população no levantamento das ações que poderiam ser efetivadas neste século.

Seminário de Resíduos Sólidos

Em 2012, o Instituto Acqua promoveu o Seminário “A Cidade e o Marco Legal na Gestão de Resíduos Sólidos” em Ribeirão Pires. O evento promoveu a discussão a partir do debate com especialistas das áreas governamental, empresarial e acadêmica sobre aplicação e reflexos do plano nacional de Resíduos Sólidos. A discussão permeou as questões da lei 12.305/2010 da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que visa à criação de planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Conferência Meio Ambiente
O Instituto Acqua, como integrante do Conselho Consultivo do Consórcio do Grande ABC, participou da organização e foi patrocinador da 1a Conferência Regional de Meio Ambiente, realizada em 2013, em Santo André.