contato@institutoacqua.org.br

Ninar consegue aprovação de projeto para pesquisa em crianças com microcefalia associada ao zika vírus

26/10/2016

Durante um ano, pesquisadores poderão avaliar, entre outros aspectos, o quadro clínico de recém-nascidos com a doença e aumentar o investimento em recursos para o atendimento da população

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís (MA), teve projeto de pesquisa aprovado em 18 de outubro pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para realizar, durante um ano, avaliação clínica de crianças com microcefalia associada ao zika vírus. O projeto será coordenado por pesquisadores da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em parceria com o Instituto Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde.

Além do avanço no estudo da microcefalia e seu impacto na vida da população, essa iniciativa possibilitará também que mais investimentos sejam feitos no centro de referência nos próximos meses. “Com a verba disponibilizada teremos condições de adquirir melhores equipamentos e capacitar os profissionais para que ofereçam um atendimento cada vez mais especializado”, explicou a neuropediatra Jucélia Ganz, coordenadora do Ninar.

De acordo com ela, após 12 meses de estudos será possível avaliar com mais precisão os efeitos do zika vírus nos bebês com microcefalia e avançar na qualidade dos testes sorológicos para o diagnóstico da doença. “Esse trabalho produzirá um avanço muito importante no país no que diz respeito ao estudo de microcefalia e ao tratamento de recém-nascidos com essa patologia”, ressaltou Jucélia.

Entre outros objetivos destacados no projeto, os pesquisadores irão descrever os casos confirmados e atendidos pela unidade de saúde, acompanhar o tratamento dessas crianças e avaliar como os pais interagem com elas e como lidam com essa situação no dia a dia. Além disso, a pesquisa prevê o monitoramento de casos de microcefalia em maternidades da Capital maranhense.