contato@institutoacqua.org.br

Recém-nascidos realizam teste do coraçãozinho na Maternidade Benedito Leite em São Luís

06/01/2017

Implantação do procedimento começou na última semana de dezembro; exame é realizado nos bebês atendidos na unidade entre 24 a 48 horas após o parto

A Maternidade Benedito Leite, sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, começou a realizar na semana passada os primeiros testes do coraçãozinho nos bebês que nascem na unidade. O exame vai prevenir e, em caso positivo, detectar precocemente se o recém-nascido tem cardiopatia congênita (problema cardíaco que se desenvolve antes do nascimento). A realização regular do teste tem início previsto para a segunda quinzena de janeiro.

A indicação do teste é para recém-nascidos acima de 34 semanas de gestação. O oxímetro, equipamento usado no exame, é instalado no pulso direito e em um dos pés do bebê. “A conduta deve ser feita entre 24 a 48 horas após o parto. Em cada mil crianças que nascem vivas, duas apresentam cardiopatia congênita. Com essa técnica, esperamos reduzir em cerca de 10% a mortalidade infantil”, disse o médico obstetra e diretor-geral da Maternidade Benedito Leite, Hilmar Hortegal.

Após o teste, em caso de suspeita de um problema cardíaco, o bebê será acompanhado pelo médico pediatra. “Quando o teste do coraçãozinho indica problemas cardíacos, o profissional aguarda uma hora e refaz o exame. Confirmada a suspeita, após realização de exames específicos, o paciente é encaminhado para o cardiologista”, explicou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Kelma Lucena.

Nessa fase de implantação do procedimento, as equipes de enfermagem receberam treinamentos específicos. “A capacitação pretende alcançar todos os enfermeiros e enfermeiras que trabalham na unidade, totalizando uma média de 20 profissionais que atuarão na conduta do teste do coraçãozinho”, contou Kelma.

Com 30 horas de vida, Izabely Sofia, filha do casal Rayana Alcântara, 21 anos, e Sebastião Moraes, 16 anos, nasceu de parto normal na unidade e já realizou o teste, que durou cerca de cinco minutos. Os pais receberam o resultado da oximetria, considerado normal, sem indicação de cardiopatia. “É bom saber que está tudo bem com ela”, disse Rayana. O resultado é registrado na caderneta de saúde da criança.

 

Foto: Julyane Galvão