contato@institutoacqua.org.br

Blitz Educativa orienta profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) sobre adorno zero 

22/02/2021

Campanha Adorno Zero é realizada periodicamente nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, participaram na última semana de campanha que reforça a ausência de adorno. A iniciativa ‘Adorno Zero’ tem o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre não utilizar acessórios no ambiente hospitalar.

A ação do Núcleo de Educação Permanente do HCM, em parceria com as equipes que integram núcleos e comissões de segurança, humanização, educação e controle de infecções do hospital, percorreu todos os setores, com violão, cartazes divertidos e muita animação. A visita contou com a presença do enfermeiro Roque Costa e da atriz e servidora pública Ana Eva Martins, que integram o grupo Art e Saúde, e da presidente do Instituto Canção de Curar, Paula Renata, que desenvolvem ações voluntárias em saúde, assistência social e educação.

“A campanha é realizada periodicamente e muito importante para reforçar esse aspecto da segurança e prevenção contra infecções que o uso de adornos pode ocasionar. São hábitos que devemos continuamente estar monitorando de forma leve e divertida”, disse Ygleicy Moysés, fonoaudióloga e integrante do Núcleo de Educação Permanente do hospital.

São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de pulso, colares e outros. O uso indevido destes acessórios no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde dos pacientes. Uma vez em contato com bactérias ou vírus, esse objeto também pode ser prejudicial a quem está utilizando ou às pessoas que entrem em contato com ele.

Segundo a Norma Regulamentadora 32 (NR 32), todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, independentemente da sua função, não deve utilizar adornos no ambiente de trabalho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *