contato@institutoacqua.org.br

Profissionais de Serviço Social do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) celebram data comemorativa com palestra sobre desafios da pandemia

14/05/2021

Palestra abordou impactos da pandemia no trabalho do Assistente Social; data é celebrada em 15 de maio

Na última quinta-feira (13/05), profissionais de Serviço Social do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), debateram os impactos da Covid-19 no trabalho dos assistentes sociais dentro da unidade de saúde. O hospital estadual de alta complexidade é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e se tornou um dos principais equipamentos a receber pacientes para tratamento contra o novo coronavírus. A palestra foi ministrada pela assistente social Maria Madalena Martins Barbosa, em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio.

Madalena reafirmou a importância da categoria profissional e da função da assistência social em unidade de saúde. “O paciente não chega aqui somente com vírus, ele vem com vulnerabilidades. Nos interessa saber como são construídas as relações afetivas, os vínculos e quais as necessidades daquela pessoa enquanto sujeito de direitos. Somos uma categoria politizada, sem polarizações, mas entendendo o que é ser político. O usuário da política do Sistema Único de Saúde também deve ser instrumentalizado pela política da Assistência Social. É nossa tarefa”, disse a palestrante.

No Carlos Macieira trabalham 23 profissionais de Serviço Social, com atuação 24 horas. Diariamente, as assistentes realizam acompanhamento aos pacientes, da admissão a alta, organizando documentações de óbitos e transferências. O setor é responsável por orientar pacientes, familiares e acompanhantes sobre direitos e deveres.

Silvana Cutrim Duarte, 51 anos, atua há 10 anos no Serviço Social. “Há 22 anos integro o hospital trabalhando em outras funções e, nestes 10 anos, integro o setor de Serviço Social, depois de ter concluído graduação na área. Tenho me dedicado a ouvir pacientes, colaboradores. Existem muitas demandas. Além da doença, as pessoas estão fragilizadas ou com vínculos familiares fragilizados e colaboramos em oferecer assistência socioeconômica e familiar”, explicou.

Maria Madalena ressalta ainda a importância da rede de assistência no atendimento aos usuários da política de assistência social. “Olhamos o contexto social do usuário e temos rede de referência e contra-referência, como o Centro de Referência da Assistência Social e os Centros Especializados. São redes que fortalecem a situação política do usuário. O paciente tem uma história de vida e é determinante para o tratamento e processo de saúde. Se a gente isola essa história, a gente dificulta o acesso dele ao bem-estar, à própria unidade de saúde e medicação”, concluiu a assistente social.

Data – O 15 de maio foi escolhido como Dia do Assistente Social após aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *