contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) promove ações para Semana da Doação de Leite Humano

17/05/2021

Para atender demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, são necessários, em média, 70 litros de leite por semana; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) 

 

Na próxima quarta-feira (19/05) é o Dia nacional de Doação de Leite Humano. Para marcar a data, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai promover durante toda a semana diversas ações para incentivar a doação.

Já a partir desta segunda-feira (17) até dia 21 a equipe do Serviço Social fará abordagens com as mamães da maternidade conscientizando sobre a importância da doação do leite e como as lactantes podem fazer para doar o próprio leite ao Himaba.

Para atender a demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba são necessários, em média, 70 litros de leite por semana.  Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta a mamãe ser saudável, amamentar de forma exclusiva o seu bebê e ter excedente de leite (neste período, também é importante não portar ou ter contato com o novo coronavírus).

No dia 19, o Comitê de Aleitamento do Himaba apresentará mural com os dez passos do “Caminho do Leite”, que são todas as etapas desde a extração até chegar ao bebê na Utin. Haverá ainda panfletagem nos principais setores da assistência.

Como doar no Himaba

Desde o início da pandemia, o atendimento externo está sendo feito das 8h às 15h. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Em tempos do novo coronavírus, as mães doadoras não podem ser portadoras da Covid-19 ou terem contato com o vírus. É importante que garantam toda higienização antes, durante e após o processo de extração de leite.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *