contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) apresenta resultados durante Encontro de Gestores

20/12/2018

Unidade é referência de atendimento para 15 municípios da região de Colinas

Inaugurada em setembro, a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), é a mais recente unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e apresentou o balanço de três meses de atuação durante o Encontro de Gestores 2018, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, com a presença do diretor-administrativo Otoniel Sousa e da coordenadora de enfermagem, Daniele Teixeira.

Com estrutura moderna e equipe multiprofissional, a direção da unidade falou sobre os primeiros atendimentos e os números crescentes de partos realizados. De setembro a novembro, foram realizados ao todo 283 partos. No primeiro mês, foram 11 partos cesarianas e 6 partos normais. O número saltou para 142 partos em outubro. E, em novembro, a maternidade realizou 68 partos normais e 56 cesarianas, incentivando a prática do parto humanizado.

“O maior benefício para a população da região de Colinas foi a chegada da maternidade com gestão de excelência e atendimento humanizado. Na unidade, buscamos acolher toda a família com trabalho de educação permanente sobre os direitos da gestante, como funciona o trabalho de parto e isso reflete no número de partos normais e na conscientização de todo mundo, das gestantes aos funcionários”, disse Daniele Oliveira da Silva Teixeira, coordenadora de enfermagem da maternidade.

A Maternidade Humberto Coutinho funciona com 44 leitos, três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de observação pediátrica, uma sala de observação obstétrica, três salas de cirurgia, três leitos de recuperação pós-anestésica, três salas de parto humanizado e dois leitos neonatais.

Entre as principais atividades e experiências exitosas os gestores da unidade compartilharam relatos sobre a primeira ação social pelo Dia das Crianças, as rodas de conversa com gestantes, a ação da campanha Outubro Rosa, o primeiro mutirão de implantação do DIU e a emoção do primeiro parto na maternidade.

Estrutura – Com 2.700 m² de área construída, a maternidade atende pacientes da região de São João dos Patos, que inclui 15 municípios – Colinas, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e São João dos Patos.