contato@institutoacqua.org.br

Ampliação de serviços e gestão participativa alavancaram Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago em 2018

27/12/2018

Com 116 leitos, unidade é referenciada para o atendimento de 42 municípios maranhenses

Transparência, revisão de contratos dos prestadores de serviço, avaliação do funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), otimização da área de Recursos Humanos e alinhamento de informações com os 42 municípios sob cobertura. Esses foram os destaques do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), apresentados durante o Encontro de Gestores 2018, realizado na capital maranhense pelo Instituto Acqua, em 14 de dezembro.

Gerenciada pelo Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade conta com 116 leitos e é referenciada para o atendimento de 41 municípios da Baixada Maranhense, além da cidade de Pinheiro.

“Evoluímos muito ao longo deste ano. Implantamos medidas que deram excelentes resultados. Para fazer valer a máxima de ‘hospital de todos nós’, abarcamos ações que contemplaram verdadeiramente o atendimento de 41 municípios, além de Pinheiro. As iniciativas contribuíram para que no mês de outubro tivéssemos superado o atendimento de doze meses de 2017. Como medida da gestão, todas as empresas médicas, por exemplo, serão licitadas para imprimir cada vez mais transparência no funcionamento do hospital”, explicou o diretor geral, Edilson Correa.

O diretor geral também enfatizou que pela qualidade no atendimento do hospital regional, boas práticas de Recursos Humanos foram implementadas com o objetivo de combater o absenteísmo, ou seja, os atestados e faltas dos profissionais, principalmente nos plantões. “À risca, demos início ao cumprimento da legislação trabalhista e também implantamos o Somos Todos Pacientes para estimular o comprometimento e empatia, fundamentais na humanização”, pontuou.

Outra evidência do incremento dos serviços prestados à população é a oferta de hemodiálise. No mês de outubro, o Governo do Maranhão entregou a sala de hemodiálise, expandindo os serviços habilitados para a assistência de pacientes renais crônicos. As pessoas que precisavam viajar para a capital maranhense e outros centros fora da região em busca do tratamento, agora, por meio da Regulação de Leitos do Estado, são atendidas na unidade de Pinheiro.