contato@institutoacqua.org.br

Casa Acqua (MA) encerra Semana Junina e entrega certificados do curso de pintura

28/06/2021

Iniciativa social do Instituto Acqua oferece atendimento gratuito em saúde para moradores da comunidade do São Francisco e Ilhinha, na capital maranhense; durante semana de programação junina, espaço ainda ofertou curso gratuito de pintura em paredes 

Na última semana, visitantes da Casa Acqua, iniciativa social desenvolvida pelo Instituto Acqua no Maranhão, foram recebidos com programação temática, que incluiu palestras educativas, degustação de comidas típicas do período junino, apresentações culturais e um curso de pintura em paredes para moradores. As ações marcaram a Semana Junina da Casa Acqua com foco em atrações culturais e capacitação.

Vânia Fabíola, coordenadora da Casa Acqua, falou sobre a programação. “Foram cinco dias de atividades com a cara de São João do Maranhão. Tivemos a presença de alguns brincantes do grupo Boi Barrica, algumas indumentárias que colocamos em exposição, porque muitas danças não saíram neste ano por conta da pandemia, além de palestras educativas sobre doação de sangue e hepatites virais”, disse.

Um dos grupos que participaram da programação foi o Boi Capricho de Oliveira, que faz parte da comunidade do São Francisco. Com sotaque de zabumba, o ritmo é considerando um dos mais antigos dentre os diferentes sotaques do bumba-meu-boi. “Nosso grupo já tem mais de 60 anos. Começou com uma reunião de amigos e fundamos a brincadeira. A pandemia tirou nossas festas juninas, mas fizemos alguns rituais, como o batizado do boi e em setembro vamos fazer a morte. Estamos contentes de fazer essa apresentação reduzida aqui na Casa Acqua”, comentou Carlos César Mota da Silva, amo e presidente do grupo.

Mingau de milho, cocada, bolo, e outros sabores foram distribuídos a todos os visitantes. Durante a semana, um grupo de 12 pessoas integrou curso básico de pintura em paredes e, no encerramento, os certificados foram entregues por representantes do Instituto Acqua. “Foi ótimo participar. Não sabia de nada, nenhuma técnica. Agradeço ao Instituto por me dar essa oportunidade e abrir portas para que eu consiga um emprego”, disse Valdenir Teixeira de Sousa, 30 anos, um dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *