contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram Policlínica do Idoso em São Luís

29/06/2021

Unidade será administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); novo serviço atenderá pessoas a partir dos 60 anos

O Governo do Maranhão e o Instituto Acqua entregaram nesta terça-feira (29/06) novo serviço à população maranhense: a Policlínica do Idoso, localizada no bairro da Liberdade, em São Luís. A unidade será administrada pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No Maranhão, com mais esta inauguração, o Acqua passa a administrar 21 unidades hospitalares entre hospitais regionais, maternidades, centros de referência, centros odontológicos e ainda a iniciativa social Casa Acqua.

A obra integra as ações do Plano de Urbanização para a área do projeto PAC Rio Anil. O governador Flávio Dino, acompanhado do vice-governador Carlos Brandão, participou da inauguração junto ao secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, direção do Instituto Acqua e comitiva de deputados e secretários estaduais. A implantação do equipamento público faz parte de parceria entre a Secretaria de Cidades (Secid) com as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov).

“A policlínica do idoso é um serviço pioneiro que corresponde a uma tendência nacional e nós temos serviços especificamente aos idosos. É um serviço especializado com consultas e exames. Teremos transporte gratuito saindo do Terminal da Praia Grande até aqui [Policlínica do Idoso]. Nós queremos garantir que o Sistema Único de Saúde seja acessível e cada vez mais eficiente” destacou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

A unidade beneficiará mais de 10 mil famílias da região, que abrange os bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Alemanha, com a oferta de atendimento médico em várias especialidades. O Secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, comentou sobre as especialidades que serão exclusivas para idosos. “São 16 especialidades todas voltadas para a pessoa idosa, teremos atendimento de cirurgião vascular a cardiologista, de reumatologia a clínico geral. A ideia da Policlínica é poder ofertar para população idosa atendimento especial”, afirmou.

“É mais uma parceria importante com o Governo do Estado. Vamos trazer a humanização no atendimento, além de ser um reforço na assistência para um segmento que merece”, ressaltou a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

Importância – “Hoje podemos desfrutar de consultas e exames e da área de lazer, tudo num só lugar. Esse é um presente que estamos ganhando”, destacou Afonso Pomari, 70 anos.

Atendimento – O local funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A marcação de consultas será por meio do telefone (98) 98568-3536 ou de forma presencial.

Com 612 m², a unidade ofertará serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia, clínica geral e serviços odontológicos.

Além das especialidades, a Policlínica contará com o serviço Travessia, no qual uma van fará o transporte de usuários do Terminal da Praia Grande sempre com destino à Policlínica do Idoso.

Ambientação – A unidade de saúde foi preparada pensando no acolhimento e bem-estar. O Instituto Acqua idealizou ambientação especial sobre as árvores mais características da flora maranhense, com objetivo de reforçar o senso de pertencimento. Esta ambientação foi desenvolvida com a colaboração de Marcelino Silva Farias Filho, Doutor em Agronomia e Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão.

Equipamentos modernos – Além da estrutura nova, os equipamentos modernos contribuirão para atendimento humanizado com equilíbrio entre ciência, tecnologia, inteligência artificial, pressupostos utilizados no enfretamento a diversas doenças, entre elas, câncer de mama.

Uma das novidades é o equipamento ‘Linda’, que estará à disposição da população já a partir do dia (01/07). Com o ‘Linda’, lesões mesmo em pacientes sem sintomas poderão ser detectadas. O mecanismo pode ser usado por mulheres a partir de 20 anos e ser transportado para qualquer lugar onde haja cobertura 3G.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *