contato@institutoacqua.org.br

Unidades de saúde sob gestão Acqua promovem campanha sobre saúde mental

25/01/2019

Maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Hospital Regional de Balsas promoveram atividades alusivas à campanha Janeiro Branco 

A campanha nacional ‘Janeiro Branco’ rende as mais diversas abordagens sobre saúde mental nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão. A Maternidade Benedito Leite, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e Hospital Regional de Balsas promoveram ações de conscientização. 

Em espaço ambientado especialmente para abordar o tema da campanha, os funcionários da Maternidade Benedito Leite se reuniram para roda de conversa com a psicóloga Sanna Brandes. Com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida. Cuidar da vida é cuidar de si”, o bate-papo contemplou tópicos como amor próprio, autoestima, valorização pessoal, autocuidado e pensamentos positivos.

Na abertura da ação, em (18/01), o diretor Manoel Pimentel, deu as boas-vindas e enfatizou a relevância do debate sobre saúde mental nos dias atuais. “Tratar desse tema, diante de tantas situações e enfermidades observadas no dia a dia, é de extrema importância e deve ser amplamente acolhido também na saúde pública”, destacou.

A roda de conversa foi conduzida com a apresentação de exemplos muito comuns tanto na vida pessoal como profissional. “Cuidar da gente é fundamental para ter equilíbrio nas mais diversas áreas da vida. Se não estivermos bem com nós, a saúde mental começa a ser comprometida. Todos temos que pensar ‘a minha saúde começa por mim”, afirmou a psicóloga Sanna Brandes.

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, o ‘Janeiro Branco’ contou com palestra intitulada “A importância da saúde mental para os profissionais de saúde: cuidando de si e do outro”, apresentada pela psicóloga Caroline Freire, especialista em psico-oncologia e especialista em dor e cuidados paliativos. Em frente à unidade, uma equipe da maternidade entregou panfletos e fez abordagens amistosas para falar sobre o significado do ‘Janeiro Branco’.

O Hospital Regional de Balsas também ofereceu programação com foco em saúde mental. Nos dias 15, 16 e 17 a unidade promoveu rodas de conversas com psicólogos, funcionários, acompanhantes e visitantes de pacientes. Para concluir a programação, entre os dias 21 e 25, foram oferecidos atendimentos psicológicos aos profissionais do hospital.

“As ações trouxeram uma reflexão para os funcionários e acompanhantes sobre a importância de cuidar da saúde mental de cada pessoa, assim como encarar os conflitos no cotidiano dentro do ambiente familiar, no ambiente de trabalho e na parte afetiva", explicou a coordenadora de enfermagem da unidade de Balsas, Danielle Cristhie de Sousa.