contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) conta com novos equipamentos e técnicas de otimização para limpeza

16/08/2021

Hospital infantil em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, conta com novo serviço de higienização mais seguro e eficiente para colaboradores e usuários da unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde abril, conta com melhorias do setor de higienização hospitalar. Além de aplicar limpeza concorrente, terminal e desinfecção, colaboradores que atuam no quadro operacional vão cuidar do tratamento de piso e jardinagem da instituição. Novos equipamentos e insumos para o setor também já foram aplicados.

Cristiane Gregolon, que atua na área de gestão operacional, destaca que, além de investir em equipamentos e produtos químicos, a equipe também recebe treinamentos que alinham os processos e ajudam a manter a prestação do serviço sempre adequada às demandas e necessidades dos usuários. Entre as primeiras ações realizadas no Himaba está o tratamento de piso, com a remoção da cera antiga e sujidade, realizando testes com novos produtos para analisar qual é o ideal para manter o pavimento em bom estado e propício para atender às atividades exercidas.

Para potencializar a agilidade do processo de limpeza e desinfecção, a equipe faz uso de lavadora e secadora de piso. Na limpeza terminal, utilizam balde espremedor action com refis que são higienizados a cada utilização, evitando a contaminação cruzada.

O diretor-geral do Himaba, Fabio Diehl, enfatiza a importância da limpeza na rotina hospitalar e sua atuação fundamental para proporcionar um ambiente saudável e livre de agentes causadores de doença. “O objetivo é zelar pela segurança dos pacientes e funcionários. Em um ambiente no qual o risco de contaminação já é potencialmente maior, é fundamental seguir os protocolos de higienização corretamente, analisando sempre as particularidades e a necessidade de técnicas específicas e produtos adequados”, explica.

Diehl lembra ainda que a mudança é parte do novo projeto de estruturação do Himaba, desenvolvido pelo Instituto Acqua com aval da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo. “Esse plano de melhorias contempla a todos, desde colaboradores da instituição à população, beneficiando com prestação de serviço de excelência, no qual a saúde e integridade dos usuários serão sempre a prioridade”, completa o diretor-geral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *