contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) é selecionado para participar de iniciativa do Ministério da Saúde para redução de infeção em UTIs

25/08/2021

Hospital Infantil em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, está entre as 204 instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) eleitas para participar do programa de redução de infecção hospitalar em UTI

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES) e que desde abril está sob gestão do Instituto Acqua, é uma das 204 instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde com objetivo de reduzir infecção hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Com esta iniciativa, a expectativa é de que pelo menos 30% das infecções hospitalares relacionadas à assistência de saúde no setor de terapia intensiva sejam erradicadas. Mais três hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua em outros estados, além da unidade de Vila Velha, também estão contemplados – um no Mato Grosso do Sul e dois no Maranhão.

A neonatologista e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Himaba, Beatriz Junqueira, liderou a inscrição do hospital no projeto. Após o envio de documentações e processo de entrevistas, a profissional recebeu a informação de que o Himaba foi designado para, durante os próximos 2 anos, receber suporte técnico, educativo e metodológico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Beatriz destaca que o resultado da imersão no programa é um aumento significativo do número de vidas salvas e economia de recursos, afinal, os profissionais são lembrados a todo momento da importância de seguir as práticas de segurança e otimização. “Os colaboradores envolvidos vão ganhar bagagem extensa de informação ao participarem de iniciativas como esta. Como toda programação é voltada para a prevenção, além de evitar óbitos, isso inibe futuros problemas e, consequentemente, o investimento em tratamentos para revertê-los”.

Integram o Proadi-SUS: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês. Cada instituição vai acompanhar um grupo composto por 34 unidades de saúde e designar profissionais para contribuir com o aprendizado das equipes. O Himaba terá suporte do Hospital Israelita Albert Einstein.

Esta não é a primeira vez que o Himaba é selecionado para participar de um projeto ligado ao Proadi-SUS. Em 2019, esteve no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sob a assistência do Hospital Moinhos de Vento, referência em Porto Alegre e que integra a lista de Hospitais de Excelência do programa de apoio. Já em 2020, foi selecionado para o Lean, de iniciativa do Hospital Sírio-Libanês, voltado para a otimização dos setores de urgência e emergência dos hospitais públicos e filantrópicos, melhorando os fluxos e fortalecendo as atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *