contato@institutoacqua.org.br

Roda de conversa reforça programação do Agosto Dourado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA)

19/08/2021

Assistência multiprofissional nas orientações sobre aleitamento materno foi tema entre profissionais do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A campanha de fomento ao aleitamento materno, Agosto Dourado, promovida pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), teve início na última terça-feira (17/08), com roda de conversa direcionada pela enfermeira-intensivista Luciana Melo Cordeiro e pela psicóloga Toshimi Passos. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Luciana Cordeiro abordou a importância do envolvimento multiprofissional no processo de estímulo ao aleitamento, respeitando as singularidades da relação de cada mãe e bebê. “A geração desse vínculo é uma experiência muito maior que as atividades da neonatologia. É promover o acolhimento com sensibilidade para que aquela família tenha boas condições de qualidade de vida que passa pelo leite materno”, disse.

A qualidade que a profissional se refere é primeiramente procedimentos de orientação da política de humanização da assistência, sobretudo nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Para além do conhecimento técnico e do manejo correto da amamentação, Luciana apresentou dicas, incluindo a própria experiência de trabalho dela, que ela definiu como aconselhamento em amamentação.

Foram elas, a prática da comunicação não-verbal, uso de linguagem acessível, ouvir as mães, demonstrar empatia, evitar julgamentos, respeitar os sentimentos e emoções da mãe, elogiar os pontos de avanço no processo de amamentação, sugerir ao invés de ordenar, oferecer ajuda prática, dialogar sobre cada procedimento e conduta no trabalho da assistência.

Toshimi Passos, psicóloga, complementou as informações da enfermeira pontuando a relação entre emoção e corpo. “O processo do puerpério é bastante estressante por ser uma experiência nova, ainda que em situações de mães que já têm outros filhos. Aqui no hospital as mães que acessam a UTI já estão bastante fragilizadas com a situação do tratamento e também com questões pessoais e subjetivas. Mesmo que tenha sido tudo muito planejado e desejado é um processo bem sensível e difícil para cada mãe. São processos emocionais, psíquicos e biológicos, que envolve os hormônios e a relação de autoconfiança e apoio mútuo”, ressaltou.

Programação – As atividades do Agosto Dourado no hospital continuam até dia 20 de agosto. Na quarta-feira (18/08), as mães que acompanham os filhos internados na unidade neonatal receberam orientações sobre manejo do aleitamento materno após a alta do bebê. Nesta quinta (19), uma roda de conversa abordou mitos e verdades no processo de amamentação. A programação encerra com pintura de seios, sessão fotográfica e um mamaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *