contato@institutoacqua.org.br

UPA Princesa Isabel no interior da Paraíba passa para gestão do Instituto Acqua

01/04/2019

Unidade é referência para mais de 80 mil pessoas na região; até a próxima semana, Acqua será responsável pela gestão de três UPAs no Estado

O Instituto Acqua, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, assume a partir desta segunda-feira (1/04) gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Princesa Isabel, na cidade que fica a 420 km de João Pessoa. Na próxima semana, o Acqua também passa a gerenciar outra UPA do Estado, a unidade Santa Rita, na Grande João Pessoa. Em março, o Instituto já havia assumido a UPA da cidade de Guarabira. 

A UPA Princesa Isabel, classificada como porte I, funciona 24 horas e está habilitada a atender população de aproximadamente 82 mil habitantes dos municípios de Água Branca, Juru, Manaíra, Nova Olinda, Pedra Branca, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares e Flores (PE).  Possui três consultórios médicos; uma sala de acolhimento com classificação de risco; uma sala de atendimento a paciente crítico/grave (vermelha); sala de atendimento (assistente social); uma sala de curativo e sutura; sala de inalação; salas de observação – uma adulto e uma pediátrica; sala de raio-X; sala amarela; um laboratório e sala de coleta de exames; uma sala de aplicação de medicamentos e reidratação; farmácia; um Centro de Material e Esterilização; uma Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF; refeitório e dois Depósitos de Material de Limpeza. 

Para Samir Siviero, diretor do Instituto Acqua, assumir a UPA Princesa Isabel tem grande importância, uma vez que a unidade ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais da região. A administração técnica e eficiente, marca do Acqua, também será replicada. "Estamos avançando e nossa atuação contempla quatro estados. Esse crescimento revela a grandeza, transparência e comprometimento com que o Instituto Acqua atua. A exemplo do trabalho que realizamos no Maranhão, sobretudo diante do gerenciamento de grandes hospitais, centros de referência e unidades do interior, não vamos poupar esforços para oferecer uma boa assistência. A população de Princesa Isabel e municípios vizinhos pode estar certa de que terá qualidade dos serviços ofertados e responsabilidade dos profissionais sob nossa gestão", pontua. 

Inaugurada em setembro de 2014, a UPA tem capacidade para atender média de 150 pessoas ao dia e conta com total de nove leitos, sendo dois destinados à clínica pediátrica. O Governo do Estado investiu, à época, R$ 4 milhões na unidade, entre infraestrutura e equipamentos.