contato@institutoacqua.org.br

Plano de Parto é tema de roda de conversa na Benedito Leite (MA)

04/04/2019

Mulheres conheceram todas as etapas da gravidez até o momento do parto; presença de homens nas rodas de conversa estimula gestantes

Com intuito de proporcionar total conforto e promover experiência de felicidade para os futuros pais, as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) têm trabalhado para melhorar a assistência prestada às pacientes no momento do parto. Uma das iniciativas apresentadas durante o segundo encontro da 7ª Roda para Casais Grávidos na Maternidade Benedito Leite, em São Luis (MA), foi o plano de parto. A ação ocorreu nesta quarta-feira (3/04). 

No encontro, os casais puderam expressar e deixar registrado tudo aquilo que a gestante deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao seu trabalho de parto, e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato. Nele, a gestante responde ainda uma série de perguntas onde deixa claro quem ela deseja que a acompanhe durante a internação na unidade, os métodos utilizados para alívio da dor, sobre o ambiente, qual a posição escolhida para o parto, além de outras indicações, todas de cunho pessoal por parte da gestante.

Grávida da primeira filha, a assistente social Priscilla Borgneth de Abreu, 30 anos, destacou a importância da Roda de Conversa. ?São encontros extremamente importantes, porque podemos ter conhecimento sobre as propostas da unidade para as gestantes. Além disso, ficamos mais tranquilas, pois sabemos que teremos uma maternidade que pode proporcionar acolhimento humanizado e atendimento melhor e que seremos recebidas e tranquilizadas, não só para nós, gestantes, mas também para nossos companheiros?, mencionou.

Já o marido de Priscilla, Aquiles Ferreira, expressou o motivo da presença na Roda de Conversa. ? Precisamos estar todos os momentos próximos de nossas esposas. O bebê sente essa presença e a mãe se sente mais confiável?, disse o químico industrial de 33 anos.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena, afirmou que as Rodas de Conversa estão cada vez mais fortalecidas. ?Temos uma procura muito grande por parte das gestantes para participar das rodas de conversa. As próprias gestantes multiplicam a informação da importância dessa participação nesses encontros para que elas possam passar tranquilamente pelo processo do trabalho de parto na unidade, sempre interagindo com a equipe e a equipe com a gestante?.

Conhecimento – Além das gestantes, alunos da área da saúde também acompanharam a Roda de Conversa. ?Aqui eu percebi o quanto é importante que a gestante conheça toda a unidade e o que acontece no pré-natal, sobre as vacinas, cartão da gestante, entre outros temas. Essa experiência é fundamental para que a mamãe se sinta bem e acolhida?, lembrou a estudante de enfermagem, Anna Carolina Pinto, 34 anos.

Confira a programação dos próximos encontros

10/04

– Aspectos psicológicos relacionados à gestação, parto e puerpério

– Direitos e Deveres de pacientes e acompanhantes

 17/04 

– Fases do trabalho de parto

– Dor no trabalho de parto

 24/04

– Higiene pessoal e métodos não farmacológicos para alívio da dor para recém-nascido

– Fisioterapia na sala de parto

 03/05 

– Amamentação

– Laser Terapia Tratamento/Complicação

09/05

– Importância da imunização e testes neonatais

16/05

– Encerramento com pinturas das barrigas, chá de bênçãos e dança do ventre