contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) completa mais de mil atendimentos psicológicos

05/04/2019

Psicólogo da unidade realiza consultas individuais nos leitos para acompanhantes e familiares como auxílio ao tratamento e recuperação; sob gestão Acqua, hospital prevê ampliar atendimento psicológico 

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, localizado na cidade de Ponta Porã (MS), registrou 1.100 atendimentos psicológicos entre setembro de 2018 a março deste ano. No período de seis meses o psicólogo da unidade, Gabriel Flores, realizou atendimentos individuais ambulatoriais nos leitos para acompanhantes e familiares que necessitam de amparo, comunicados de diagnóstico e abordagem de temas sensíveis. A expectativa é intensificar o trabalho de humanização e apoio psicológico com a nova administração do Instituto Acqua, que junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) gerencia o hospital. A prioridade da diretoria é melhorar a assistência prestada e sempre fornecer atendimento de qualidade.

A autônoma Corina Oliveira dos Santos, 58 anos, esteve durante 13 dias em recuperação de uma cirurgia e elogiou o apoio psicológico que obteve durante o período de internação no Hospital Regional. “Sou muito grata pelo atendimento que recebi no Hospital Regional de Ponta Porã. Gostaria de elogiar todos os servidores que me atenderam e acolheram com amor e carinho. O Atendimento do psicólogo fez toda a diferença, ele visitava os leitos, vinha sempre conversar comigo, era um momento agradável onde pude desabafar. Esse apoio psicológico me deu segurança para prosseguir o tratamento. Hoje estou me recuperando em casa e sou grata pelo tempo que passei ali dentro com pessoas tão queridas”, relatou a paciente.

O psicólogo da unidade faz uma visita periódica nos leitos das enfermarias. Após avaliação, se houver necessidade, mesmo após alta, o paciente recebe um encaminhamento para continuar o tratamento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde. “É muito importante que o hospital promova esse serviço de equipe multiprofissional. A instituição compreende o ser humano como um ser integral, oferecendo atendimento de qualidade, e ampara os diversos aspectos da natureza humana. Todo o emocional influencia na recuperação e bem estar do indivíduo. Se algum enfermeiro identifica alguém que está precisando de ajuda emocional eu vou realizar o atendimento no leito, também verifico como estão os familiares, se eles precisam de apoio”, explicou o psicólogo. 

Kelly Cristina Struck, 43 anos, também precisou de atendimento psicológico no Hospital Regional e agradeceu o tratamento que recebeu. “O psicólogo do hospital é excelente, estava passando por um momento muito difícil na minha vida. Ele realmente entende o que a gente está passando, além de ser muito prestativo e educado. Vai aos leitos, pergunta se estamos precisando de algo. Ele me passou o encaminhamento para eu continuar o meu tratamento psicológico na unidade básica do município. Sempre fui acolhida com respeito pelos profissionais”, pontuou.

Estrutura – Com 107 leitos, a unidade oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, pediátrica, ortopédica e UTI adulto. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. Sob gestão Acqua, o hospital terá serviços renovados que garantem conforto aos pacientes. A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional.