contato@institutoacqua.org.br

Vice-governador do Maranhão visita Casa de Apoio Ninar e Sorrir e elogia projetos sob gestão do Instituto Acqua

05/04/2019

Visitas foram acompanhadas pelos diretores do Acqua com objetivo de apresentar o desenvolvimento dos projetos de saúde geridos no Maranhão e que têm potencial para expansão  

A Casa de Apoio Ninar e Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), ambas instaladas em São Luís, receberam na manhã da última quinta-feira (04/04), visita do vice-governador do Maranhão (governador em exercício), Carlos Brandão, e do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. As autoridades acompanharam de perto o resultado dos projetos gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião também estiveram presentes o diretor-presidente do Acqua, Samir Siviero, e a diretora executiva e responsável pelas unidades do Maranhão, Paula Assis. 

Patrícia Sousa, neuropediatra e coordenadora da Casa de Apoio Ninar, apresentou as iniciativas de acolhimento, como o projeto Cozinha Amiga – que faz parte de um circuito de atividades de convivência para crianças e seus familiares – além de pontuar a experiência dos Núcleos de Apoio à Saúde das Famílias (NASF’s) de alguns municípios que acolheram a proposta e participaram dos ciclos de vivência ofertados. “O projeto da Casa de Apoio vem desenvolver, sobretudo, a confiança da família em acompanhar a evolução dos filhos. Quando a gente tem um filho ama de qualquer jeito e o acolhimento da Casa é direcionado para as famílias. Temos mães incríveis, com grandes habilidades e o tratamento na casa garante a possibilidade de uma mudança de vida”, disse a profissional.

Durante a visita, equipe do Governo do Estado pôde conhecer as instalações, metodologia de trabalho desenvolvida na unidade e de que forma a experiência tem gerado o interesse de outros municípios em implantar o serviço. 

Na sequência, o vice-governador Carlos Brandão também visitou o Sorrir. As autoridades foram recebidas pelo diretor-geral da unidade, Fabrício Saraiva, que enfatizou o trabalho realizado neste primeiro ano de funcionamento. “O projeto Sorrir tem mudado a vida das pessoas na autoestima e no tratamento de saúde bucal. Foram mais de 57 mil atendimentos desde a inauguração entre consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, aplicacações de próteses, punção para biopsia, cirurgia oral e buco-maxilo-facial”, pontuou.

Carlos Brandão reconheceu a gestão de qualidade dos projetos que o Acqua desenvolve no estado do Maranhão com serviços considerados como referência no país. “Esses projetos já são referência nacional. A Casa de Apoio Ninar além de cuidar das crianças com problemas de neurodesenvolvimento tem um trabalho de assistência social muito bom. O Sorrir é o maior centro especializado no Nordeste. São projetos que resgatam a dignidade das pessoas e esperamos a adesão de outros municípios a essas iniciativas”, concluiu.

Fotos Julyane Galvão/SES