contato@institutoacqua.org.br

Profissionais de unidades de saúde sob gestão Acqua recebem capacitação para prevenção de lesões em pacientes internados

12/04/2019

Iniciativa integra os processos de melhoria contínua, assim como a implantação do sistema Epimed nas UTI’s

A equipe técnica do Instituto Acqua no Maranhão cumpriu cronograma rigoroso para a implantação de boas práticas voltadas para a segurança dos pacientes das UTIs neonatal e adulta. Os hospitais Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro), Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês) e Regional de Balsas, gerenciados pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), receberam treinamentos para sistematizar a mudança de postura dos pacientes nos leitos e utilização da ferramenta de gestão da qualidade, Epimed. As ações dessa etapa foram concluídas em Balsas, na primeira quinzena de março.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Instituto Acqua promove ações que visam a segurança do paciente, reduzindo seu tempo de internação, uso de antibióticos, intervenções cirúrgicas para controle de lesões (escaras), contribuindo, consequentemente, para a qualidade de vida e liberação hábil dos leitos para atendimento das demandas.

“Capacitamos todos os profissionais com o objetivo de que entendam o quanto é importante a mudança de decúbito (posição do corpo) do paciente acamado. Há inúmeros benefícios que se refletem, sobretudo, no tempo de permanência desse paciente no hospital. Adotamos o ‘Efeito Dominó’, que significa a mudança da posição de todas as pessoas acamadas, em mesmo horário. Em curto prazo, certamente, teremos resultados excelentes”, destacou Cláudio Mendes, responsável técnico do Instituto Acqua no Maranhão à frente das capacitações.

Epimed – Ferramenta de qualidade que assegura o monitoramento dos pacientes, desenvolvida para a área da saúde, a Epimed foi adotada nas unidades administradas pelo Acqua no Maranhão. Inicialmente, somente as UTI’s de São Luís contavam com o recurso, mas agora também faz parte das ferramentas de controle em Balsas, Santa Inês e Pinheiro.

O sistema consiste em um software para monitoramento detalhado dos leitos. São apresentados, em detalhes, os parâmetros fundamentais para controle do paciente. Esse sistema está presente em mais de 400 hospitais de todo o Brasil, com mais de 750 UTI’s e mil leitos monitorados, totalizando mais de 1 milhão de pacientes em sua base, sendo a maior de dados clínicos epidemiológicos da América Latina.