contato@institutoacqua.org.br

Equipe assistencial do Himaba (ES) participa de treinamento sobre lesões e curativos

12/02/2022

Capacitação para profissionais da enfermagem do Hospital infantil de Vila Velha integra calendário de educação continuada promovido pelo Instituto Acqua, organização que administra a unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), investe na capacitação da equipe assistencial da instituição por meio de programa de Educação Continuada. Na última quinta-feira (10/02) o início do calendário de atividades teve foco no treinamento sobre lesões e curativos (ação ministrada pela docente e enfermeira Anna Karolina Nascimento Costa). No próximo dia 15 haverá segundo encontro. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Participantes estudaram temas como avaliação de lesões cutâneas, desde classificação do grau até o tratamento, indicações de coberturas e curativos, otimizando as disponíveis e direcionando os mais indicados e eficazes. Responsável pelo conteúdo do treinamento, Anna Karolina destaca que o principal objetivo é incentivar a equipe a sistematizar o tratamento de lesões posteriormente. “Instigamos a equipe a olhar mais de perto as lesões que estão presentes, avaliar profundamente e tratar o paciente de forma integral. Esse processo é muito importante para o contexto hospitalar, tanto para o bem-estar dos pacientes quanto para o cenário administrativo, afinal está conectado a fatores como diminuição de custos com tempo de internação e investimento em antibióticos, por exemplo”.

A profissional ainda ressalta a relevância do aprendizado sobre lesões e curativos para o aprimoramento das metas internacionais relacionadas à segurança do paciente, especialmente a de número 6, que faz referência à redução de riscos de quedas e úlceras por pressão. “Além disso, também interfere positivamente nas metas sobre comunicação entre os profissionais e melhoria na prescrição, no uso e administração de medicamentos, respectivamente”, pontua a profissional.

Sempre atento ao potencial de cada membro da equipe, o diretor-geral do Himaba, Fábio Diehl, observa a troca de informações e o conhecimento adquirido em treinamentos como iniciativa fundamental para alinhamento de processos de trabalho e, consequentemente, alcançar padrões de qualidade no atendimento. “Esse é apenas um dos muitos passos que estamos dando rumo à acreditação nível I da Organização Nacional de Acreditação. O Instituto Acqua e o Himaba acreditam que investir em pessoal e no aprendizado de quem, todos os dias, reafirma o compromisso de salvar vidas, é fundamental em uma gestão hospitalar”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *