contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão debate ações e estratégias para redução de infecção hospitalar

30/04/2019

Encontro marcou apresentação de dados dos três primeiros meses do ano da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade

A apresentação trimestral sobre infecção relacionada à Assistência à Saúde Neonatal e Serviço de Obstetrícia da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de São Luís, foi realizada na última segunda-feira (29/04) no auditório da unidade. A médica infectologista Elza Carolina Cruz Sousa, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) destacou algumas ações e medidas que podem ser implementadas a fim de resultar na redução dos índices de infecções no ambiente hospitalar. A MACMA é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A reunião com os dados consolidados pela CCIH ocorria de forma anual. A partir deste trimestre, os encontros dos coordenadores e supervisores de setores da MACMA e direção da unidade serão realizados a cada três meses e será pauta prioritária na gestão da unidade. “Apresentamos o consolidado trimestral de 2019 com ênfase nos valores de infecção dos serviços de neonatologia, obstetrícia e UTI materna. Temos avanços na redução desses dados, uma vez que as equipes compreenderam a importância e o papel da CCIH. A adoção de práticas que contribuam para redução dos números tem gerado resultados positivos, entre eles, a comparação com ano passado, no qual conseguimos reduzir a morte por infecções na UTI Neonatal”, detalhou a médica infectologista.

Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são todas as infecções adquiridas no hospital após 48 horas ou que tenham sido obtidas por uma intervenção à saúde, sendo por um cateter venoso, sonda vesical, intubação ou qualquer dispositivo.

A medida profilática mais eficiente e consensual para o controle de IRAS nos serviços de saúde é a prática da higienização das mãos. Além de atender às exigências legais dos órgãos regulamentadores a nível nacional e mundial, esta prática contribui também para melhoria da qualidade no atendimento e assistência ao paciente.

No próximo mês de maio será realizada em todas as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão a campanha de conscientização pelo Dia Internacional de Higienização das Mãos. A data é comemorada em 5 de maio.

“É um momento no qual temos uma radiografia da situação que a maternidade passa em relação ao controle de infecções, quais antibióticos estão sendo mais usados, quais as taxas de óbito neonatal e materna, além dos cuidados para agirmos na prevenção. O importante também é que essas informações sobre as formas de prevenção sejam externadas a todos na unidade para que possamos exercitar essas práticas dentro da MACMA”, comentou o diretor geral da unidade, Hilmar Hortegal.