contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua e Governo do Maranhão entregam Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra (MA)

30/03/2022

Nova unidade atenderá pacientes de 16 municípios da região central do estado; unidade será gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Instituto Acqua e Governo do Maranhão entregaram na tarde de hoje (30/03) novo equipamento de saúde para a população: Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. O novo serviço atenderá pacientes com insuficiência renal aguda da região central maranhense que necessitam realizar diálise. Ao todo serão 13 cadeiras destinadas às sessões. O Instituto Acqua mantém a gestão da nova unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Uma sessão de hemodiálise prevê cerca de 15% do trabalho dos rins. A duração aproximada de cada sessão é de quatro horas e o paciente com Insuficiência Renal Crônica (IRC) habitualmente necessita de três sessões por semana. Hemodiálise é o procedimento realizado por meio de máquina que filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

“Em Presidente Dutra nós reformamos, ampliamos e melhoramos a qualidade da saúde, com a Policlínica, a unidade Sorrir de atenção odontológica e agora o Centro de Hemodiálise, o município adquiriu melhores condições para garantir atenção à saúde aos seus cidadãos e cidadãs dessa cidade e da região”, destacou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Estrutura – O novo Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra funcionará na mesma área territorial onde estão instaladas a Policlínica e o Sorrir de Presidente Dutra, ambos gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a SES. A unidade contará com recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional.

“É uma grande conquista para a cidade. Só em não ter que pegar transporte, já otimiza o tempo de estadia também. Sem contar que é um grande reconhecimento para a cidade”, relatou o morador da cidade, Eduardo Ítalo Lima da Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *