contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) realiza Semana de Treinamento com Equipe Multiprofissional  

26/07/2022

Treinamento prático e teórico abordou procedimentos e prevenção frente a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) 

Entre os dias 20 e 23 de julho, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realizou semana de treinamento com a temática “Medidas de Prevenção de PAV – Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”. Participaram colaboradores da equipe multiprofissional e coordenadores. A programação contou com treinamento teórico e prático e foram abordados temas relacionados a critérios diagnósticos e terapêuticos: aplicação de Budle, procedimentos de higienização da cavidade bucal, cuidados com circuitos e umidificação, terapias inalatórias e convencionais e também dispositivos de vias  áreas como unidade ventilatória, TOT e Máscara laríngea.

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é uma doença infecciosa adquirida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – mais frequente entre os pacientes submetidos a suporte ventilatório. O infectologista Leônidas Braga realizou o treinamento sobre critérios diagnósticos e terapêuticos. Na oportunidade ele listou os principais fatores de risco para infecção de PAV, como a não higienização das mãos antes e após a manipulação do paciente, seja pela equipe, seja pelos familiares e não higienização da cavidade oral do paciente.

Carolina Malta, odontóloga especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, pontuou a importância do serviço de odontologia como uma das alternativas de prevenção de PAV. Robson Martins e Tamirys Padre, farmacêuticos clínicos, fidelizaram o treinamento e consideraram oportuna a discussão da temática para atuação da equipe multiprofissional em ambiente de UTI. “Nós atuamos tanto na observação quanto na intervenção e prescrição de medicamentos, buscando a otimização do tratamento dos pacientes, evitando perda e o uso abusivo de medicamentos, acompanhamos os dispositivos e vemos isso como positivo aqui no hospital”, garantem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *