contato@institutoacqua.org.br

Unidades de Saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua promovem ações pelo Dia da Gestante

16/08/2022

Programação em maternidades e hospitais contou com pintura de barriga, sessões de relaxamento, roda de conversa, entre outras atividades; gestantes e acompanhantes elogiaram 

Vasta programação voltada para gestantes marcou as comemorações pelo Dia da Gestante, celebrado no último dia 15 de agosto, nos hospitais e maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão. Roda de conversa, pintura de barriga, sessões de relaxamento, entre outras atividades alegraram as gestantes e os acompanhantes que estavam em atendimento nas unidades. A prática do acolhimento e ações humanizadas já integram a lista de serviços oferecidos nas maternidades sob a gestão  Acqua.

A gestante Patrícia Ribeiro Valadares, 27 anos, com 30 semanas, participou da atividade no Hospital Regional de Balsas e expressou a sensação ao receber limpeza de pele e pintura de barriga. “Eu me senti bem e foi um momento de descontração, relaxamento. Me senti importante”, comentou.

No Hospital Regional de Balsas, onde funciona a maternidade, as equipes se mobilizaram e promoveram ações com arte gestacional, no qual pinturas são realizadas nas barrigas das gestantes reforçando o laço afetivo entre a mãe e bebê. Cada pintura é feita pela equipe de enfermagem, enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem. Além dessa ação, cada mulher que aguardava o momento do parto cuidou da beleza com sessões de limpeza de pele e maquiagem. Toda ação contou ainda com a participação dos acompanhantes.

Moradora da cidade de Fortaleza dos Nogueiras, a gestante Ana Paula da Silva Almeida, 22 anos, grávida de 20 semanas, reforçou a importância de momentos como os realizados pelo Dia da Gestante. “Achei muito bom o evento, Melhorou até a minha autoestima, fez eu me sentir bela durante essa fase”, afirmou ao ser atendida também no Hospital Regional de Balsas.

Na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, a data foi celebrada com pintura de barriga e orientação sobre leite materno. Vilmara Felícia Nolêto Moura dos Santos, coordenadora de enfermagem, explicou como a gestão fortalece essas ações para refletir em um bom atendimento. “Por prezarmos por um bom atendimento tanto na consulta como no atendimento de urgência e emergência, desenvolvemos ações frisando conhecimento e humanização, sempre respeitando a mulher e que ela seja tratada com carinho e amor. Essa é uma política de gestão adotada nas maternidades”, afirmou.

Mais atividades – A programação também ocorreu na Maternidade Benedito Leite, Maternidade de Alta Complexidade e Maternidade Nossa Senhora da Penha, todas situadas em São Luís. Na Maternidade Benedito foi realizado escalda-pés, roda de acolhimento e atividade física focando nas alterações posturais e alívio das dores gestacionais. Já na Maternidade Nossa Senhora da Penha, a ação foi marcada pela palestra sobre a importância do aleitamento materno.

Na Maternidade Paço do Lumiar, a programação contou pintura gestacional com as gestantes do pré- parto. Mariana Rosa de Almeida dos Santos, diretora-técnica da unidade, pontuou que atividades também integram o calendário fixo nas unidades de saúde. “A humanização é relevante começando na gestação com um pré-natal de qualidade, onde exames são realizados, fatores de risco são identificados e a segurança e saúde da mãe e do bebê são mantidas, por isso realizamos sempre ações de conscientização e educação permanente para nossas pacientes e funcionários”, disse.

Helyda Machado, 27 anos, 34 semanas, participou da atividade na pintura de barriga na Maternidade de Alta Complexidade. Enquanto aguardava a chegada do segundo filho. “Me senti bem cuidada e muito bem acolhida desde que cheguei aqui na maternidade. Estou ansiosa pela chegada do meu filho”, disse a moradora do município de Bom Jardim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *