contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) recebe novos equipamentos de fototerapia neonatal

23/08/2022

Aparelhos Bilitron Sky e Bilitron Bed são utilizados para tratamento de icterícia em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na maternidade do Hospital Infantil de Vila Velha

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), passa por série de inovações tecnológicas desde o início da gestão do Instituto Acqua, em abril de 2021. Em agosto deste ano, foi a vez da unidade hospitalar receber novos aparelhos Bilitron Sky e Bilitron Bed para uso dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e na maternidade. O investimento nos equipamentos utilizados para tratamento de icterícia, realizado em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV), chega a R$ 104 mil. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a icterícia – doença causada pela alta concentração de bilirrubina na corrente sanguínea e caracterizada pelo tom amarelado na pele – atinge até 80% dos recém-nascidos na primeira semana de vida, impactando mais diretamente aqueles que nascem de forma prematura.

Ao receber as novas máquinas, o coordenador médico da UTI Neonatal, Lincoln Bertholi Rohr, pontuou sobre a novidade. “Essa é uma melhoria que beneficia todos. Potencializa a atuação da equipe e fornece maior qualidade à assistência do paciente. Estes equipamentos, por exemplo, reduzem o tempo de internação dos bebês, bem como a taxa de mortalidade e os custos. A tecnologia de Super LED possui baixo consumo de energia e, além disso, os focos ajustáveis uniformizam a distribuição de luz para o recém-nascido que recebe a fototerapia”.

Fábio Diehl, diretor-geral do Himaba, reitera a importância do investimento em maquinário moderno e de alta tecnologia para melhor atender as crianças e adolescentes acolhidos no Hospital infantil de Vila Velha. “Dia após dia transformamos a realidade da instituição. Esse apoio concedido pela Universidade tem sido fundamental para que façamos a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Sem dúvida, a aliança entre uma boa estrutura e profissionais qualificados é a chave para o desenvolvimento que tanto almejamos. A humanização está nos detalhes e temos ciência de que os investimentos realizados desde o início da gestão do Instituto Acqua valorizam esse preceito”.

Novos equipamentos – a parceria com a Universidade Vila Velha tem sido um diferencial para o atendimento prestado à população. Em maio deste ano, foram instalados dois novos focos cirúrgicos nas salas cirúrgicas da instituição, que antes contavam com equipamentos antigos, em uso desde a inauguração do Himaba, em 2002. Também foram cedidas novas televisões, atualmente utilizadas por pacientes da ala psiquiátrica e para atender aos usuários do ambulatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *