contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé (MS) realiza 1° Concurso de Paródias sobre Riscos Assistenciais

13/11/2022

Objetivo é melhorar a absorção de conhecimentos por parte das equipes assistenciais no trato da segurança dos pacientes

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, de Três Lagoas (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou neste mês, em suas ativações, o 1º Concurso de Paródias, que reuniu 20 grupos inscritos, de diversos setores, e com os mais variados estilos musicais, para enaltecer a importância sobre Segurança do Paciente.

Do sertanejo ao rock, da música italiana a americana, colaboradores apresentaram letras que tratavam da Segurança do Paciente, e como fazer a correta classificação de riscos. “Observar e aprender a correta classificação de riscos assistenciais é de extrema importância para a segurança dos pacientes. Nós estamos implantando as metas, e apresentando passo a passo aos colaboradores como realizar essa tarefa que pode salvar vidas”, destaca a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Liliane Moretti.

O objetivo do concurso é facilitar a memorização das cores relacionadas aos riscos assistenciais para que, quando necessário, a ação seja eficaz no cuidado com o paciente. O preto representa risco de alergia, o cinza, risco de LPP (Lesão por Pressão), os riscos de sangramento são representados pela cor bege, e o verde representa o risco de Flebite. A queda fica com a cor marrom, enquanto o Pink é bronco aspiração e o laranja perda de dispositivos.

Foram dois dias de apresentações em dois períodos; diurno e noturno, para comtemplar todos os setores, e todas as equipes. Os responsáveis por avaliar as apresentações foram Henrique Schultz, diretor geral da unidade, Juliana Rodrigues Salim, diretora de enfermagem, Imaculada Aparecida Machado, consultora técnica do Instituto Acqua, e Liliane Moretti, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente.

“Estamos fazendo um trabalho gigante com relação a capacitação dos profissionais. Sejam dos setores assistenciais ou administrativos, todos eles têm recebido treinamentos, palestras, cursos, e isso aumenta ainda mais a qualidade do nosso trabalho. Esse concurso de paródia além de ser um trabalho de fixação na mente deles, também serve como descontração, o que melhora o humor e consequentemente deixa o ambiente ainda mais gostoso de trabalhar”, destaca o diretor geral da unidade, Henrique Schultz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *