contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza treinamento sobre notificações de acidentes de trabalho

03/02/2023

Ação destacou a importância de notificar situações específicas e o correto preenchimento dos documentos

Com objetivo de zelar pelos colaboradores e garantir melhorias no ambiente de trabalho, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou no último final de semana treinamento sobre notificações de acidentes laborais. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ação foi realizada em conjunto pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do hospital e contou com auxílio dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e também da vigilância epidemiológica de Ponta Porã.

O principal objetivo do treinamento foi destacar a importância do preenchimento correto de notificação de acidente de trabalho. De acordo com o NVE da unidade, é importante que o preenchimento seja feito de maneira eficaz para que informações não sejam omitidas e novas estratégias de trabalho possam ser traçadas para que esse acidente não ocorra novamente. “Muitas vezes as notificações são desconsideradas pela maioria dos colaboradores. Desta forma, devemos quebrar a ideia de que notificar não é simplesmente preencher um papel em branco, mas sim, deve ser a peça-chave para o controle, redução, prevenção e erradicação de acidentes e agravos dentro da unidade hospitalar”, destaca a coordenadora do NVE, Naiana Fração.

A segunda parte do treinamento contou com a participação do SESMT. Durante a capacitação, foi explicado como funciona o fluxograma de atendimento quando um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional são registrados dentro da unidade. Vale lembrar que o SESMT atua em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (CIPA), na elaboração de planejamento com ações preventivas, fiscalizando a segurança de todos os funcionários.

Os acidentes que são passíveis de notificação relacionam acidentes de trajeto, acidentes típicos e doenças ocupacionais. Confira abaixo as características de cada um. 

Acidente de trajeto – Ocorre quando o colaborador sofre algum tipo de acidente entre sua casa até o hospital. É importante ressaltar que se o acidente não for neste percurso (trabalho-casa/casa-trabalho), não pode ser caracterizado como acidente de trajeto.

Acidente típico – É aquele acidente que ocorre dentro do ambiente de trabalho e pode ser causado por conta da profissão (queda, acidente com equipamentos perfurocortantes, exposição com material biológico, etc).

Doenças ocupacionais – Doenças que determinem o afastamento de um colaborador (Acidentes, Lesão por Esforço Repetitivo, problemas na coluna, etc).

Medo de notificar – É importante ressaltar que a palavra “Notificação”, de maneira ampla, gera certa controvérsia dentro de uma unidade hospitalar; com represálias a um determinado colaborador, ou até mesmo motivo de escárnio dentro do ambiente de trabalho. Por isso, qualquer notificação realizada dentro da unidade possui caráter sigiloso, sendo sua divulgação realizada somente sob critérios éticos e, se necessário, para o conhecimento da população, mas nunca para expor uma pessoa. Todas as regras são pautadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *