contato@institutoacqua.org.br

Centro de Hemodiálise Presidente Dutra (MA) completa primeiro ano com mais de 55 mil atendimentos

30/03/2023

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atende a mais de 16 municípios da região Central do Maranhão

Localizado na região Central do Maranhão, o Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra completou, nesta quinta-feira (30/03), o primeiro ano de funcionamento com a marca de 55.175 atendimentos. Os serviços de terapia renal complementam a assistência em saúde multiprofissional da população que também conta com uma policlínica e um centro odontológico Sorrir – unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

“Temos uma caminhada bonita nessa trajetória de um ano do Centro de Hemodiálise com impacto na vida de cada paciente. Hoje são 72 pessoas atendidas em três turnos. Temos pacientes de outros estados, como Palmas, e que antes faziam percurso muito distante, além dos profissionais especializados, como nefrologista e toda equipe multiprofissional. Mensalmente, temos oferta de prescrição de medicação aqui na unidade e só tenho a agradecer cada funcionário”, disse Leila Daniela Teixeira, diretora do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra.

Neyla Luana do Rego Teixeira, 42 anos, moradora do município de São Domingos do Maranhão, começou a dialisar em fevereiro de 2017, por complicações de diabetes. Antes, ela recebia atendimento na cidade de Caxias e demorava três horas e meia de deslocamento para receber o tratamento.

“Aqui ficou melhor porque é mais perto. Venho três vezes na semana, faço também minhas consultas e estou satisfeita com o atendimento aqui em Presidente Dutra. Agradeço a todos eles. A vida é passageira, a gente tem que curtir, ser alegre e ter amor pelas pessoas”, falou.

As consultas fazem parte do atendimento integrado com as outras unidades de saúde presentes na região. A diretora do Centro de Hemodiálise afirma que os pacientes têm essa prioridade no agendamento ambulatorial na Policlínica e na Sorrir de Presidente Dutra para as necessidades assistenciais com outras especialidades clínicas.

José Ferreira, 61 anos, do município de Jatobá, também é um caso similar ao de Neyla. “Eu também desenvolvi o problema nos rins por conta da diabetes, há mais de 20 anos. Antes eu ia para cidade de Floriano, no Piauí, e era muito demorado, são 270 km. Aqui é mais perto. Em uma hora faço minha sessão, três vezes na semana. Aqui é bom demais, sou muito bem atendido”.

Estrutura – O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra funciona na mesma área territorial onde estão instaladas a Policlínica e o Sorrir. A unidade dispõe de recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional. São 13 cadeiras disponíveis em 3 turnos e que atendem 72 pacientes, também com exames laboratoriais e uma equipe de 5 médicos nefrologistas e 9 profissionais multi (Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Farmácia).

Representando a equipe do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde, a superintendente de Assistência à Saúde, Josélia Alves dos Santos, falou sobre a importância do Centro de Hemodiálise. “Muita coisa boa em um ano. O paciente ter atendimento próximo da residência é um avanço e o serviço vai avançar na região. É uma parceria muito bem alinhada com o Instituto Acqua e aqui a gente identifica uma equipe próxima do paciente, acolhedora”, ressaltou.

Números – O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra realizou 55.175 atendimentos no primeiro ano de funcionamento. Destes, 7.678 foram consultas médicas, 28.975 consultas multidisciplinares, 10.760 serviços de apoio e diagnóstico e 7.762 serviços de terapia renal substitutiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *