contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua entregam Casa de Apoio Ninar à população

04/07/2017

Local destinado à assistência no tratamento de bebês com microcefalia e outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento e com olhar direcionado às famílias, a Casa de Apoio Ninar foi entregue, nesta terça-feira (4/7), ao povo maranhense em São Luís pelo governador Flávio Dino. A unidade terá gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde.

A Casa de Apoio complementa o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em 2016 e que é o primeiro centro público do País com este perfil de atendimento. A antiga ‘Casa de Veraneio’ tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez, e será coordenada pela neuropediatra Patrícia da Silva Sousa, atualmente responsável pelo ambulatório de microcefalia do Ninar.

A solenidade de entrega contou com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, de deputados federais e estaduais, além de prefeitos, secretários estaduais e do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, entre outras autoridades.

Durante seu emocionado discurso, o governador Flávio Dino destacou a importância do projeto que será desenvolvido na Casa de Apoio Ninar. “Conheço o projeto da Casa de Apoio desde que nasceu a ideia. Este espaço foi construído com as lágrimas de amor e do cuidado de cada pai e mãe. Cada tinta aqui usada tem a lágrima de vocês, tem o sentimento de luta e de amor. O projeto da Casa de Apoio Ninar foi pensado para cada família que aqui será atendida. É uma casa com múltiplas funções, não será apenas um espaço de tratamento especializado, mas também, sob a orientação dos profissionais da Casa de Apoio, um local de treinamento e capacitação dos profissionais de saúde dos municípios. A Casa de Apoio será a vértice de uma rede de cuidados que será espalhada por todas as regiões do Maranhão”, afirmou.

No local, os pacientes serão atendidos por uma equipe de 58 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. A meta é que sejam realizados cerca de 1.260 atendimentos mensais, distribuídos em 1.560 horas de estímulo às crianças com problemas de neurodesenvolvimento. Além do atendimento médico especializado, serão oferecidas oficinas, cursos e palestras aos familiares.

“Neste espaço faremos toda a diferença na forma de cuidar. A Casa de Apoio Ninar vai servir de exemplo para todo o Estado e também para o Brasil. Estamos devolvendo esse espaço a quem, de fato, merece, que é o povo maranhense. As famílias e os bebês serão, na Casa de Apoio Ninar, bem acolhidos e cuidados”, garantiu o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Entusiasmo – Ao conhecer as instalações da Casa de Apoio, os pais das crianças que serão atendidas demonstraram a alegria em ver o projeto se iniciar. O local, que já é referência no Ministério da Saúde, vai atender as famílias de São Luís e também oriundas do interior do Estado.

A mãe de Arthur Oliveira, de 1 ano e seis meses, falou da emoção que sentiu ao conhecer mais um local onde o filho receberá tratamento. “Estou muito emocionada. Meu coração está alegre e estou muito grata por tudo aqui. Nossos filhos merecem esse espaço e muito mais”, comentou Raiane Oliveira Costa, 24 anos, da cidade de Loreto, na região Sul do Estado.

Já Marineide Freitas Sales, 32 anos, moradora do município de Amarantes, interior do Maranhão, lembrou o percurso que fazia todas as vezes que precisava buscar atendimento em São Luís. “Esse espaço vai ser muito bom para nossas crianças, que precisam tanto de cuidado e amor. Aqui, elas vão poder se desenvolver. A Casa vai ajudar principalmente as mães que são do interior e que agora vão ter um lugar fixo para ficar”, comentou a mãe do pequeno Mateus Sales afirmando que se hospedava em pensão e gastava dinheiro com táxi para se locomover em São Luís.

Em conversa com as famílias que serão atendidas pela Casa de Apoio, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, destacou a importância da participação do Acqua no momento histórico que passa a saúde do Maranhão. “Participar desse processo de melhora no atendimento materno-infantil no Estado tem sido motivo de muita alegria e satisfação para todos do Instituto Acqua. É importante destacar que, quem precisar utilizar esse espaço, saiba que terá os melhores profissionais atuando nas equipes multidisciplinares”, pontuou.

Reconhecimento – Durante a solenidade, o governador Flávio Dino agradeceu o empenho e dedicação de toda a equipe que compõe o Instituto Acqua. O governador foi enfático ao afirmar que a gestão realizada pelo Instituto Acqua nas maternidades Benedito Leite, Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, traz tranquilidade à execução de projetos na gestão Flávio Dino.