contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar realiza primeiro exame

06/07/2017

Espaço inaugurado nesta terça-feira (4/7) está equipado para realizar procedimento de eletroencefalograma com vídeo

Inaugurada na última terça-feira (4/7) pelo governador Flávio Dino e o Instituto Acqua, a Casa de Apoio Ninar realizou ontem (5/7), em São Luís (MA), o primeiro exame de vídeo-EEG (eletroencefalograma), que mapeia e monitora toda a parte elétrica do cérebro. No local, o exame conta com uma inovação: todo o procedimento é filmado, o que vai permitir ao neuropediatra identificar também o comportamento físico do bebê durante alguma crise convulsiva, caso ela ocorra.

O primeiro paciente que recebeu o procedimento foi o pequeno Mateus Sales, de 11 meses, natural da cidade de Amarante do Maranhão. Acompanhando da mãe, Marineide Freitas, ele foi submetido ao exame após passar em consulta com a neuropediatra Patrícia da Silva Souza, diretora-clínica da Casa de Apoio Ninar.

Com o exame é possível identificar se o bebê tem crises convulsivas, como explicou a enfermeira Thaisse Ribeiro, que realizou o procedimento. “Com o eletroencefalograma é possível detectar se a criança tem esse tipo de crise e quais descargas causam essas reações, ampliando assim o diagnóstico”, detalhou. 

Cada exame dura, em média, duas horas. Por ser realizado em bebês, é necessário que o paciente esteja dormindo. Para isso é utilizada uma pequena quantidade de melatonina, substância que estimula o sono na criança. Até a próxima segunda-feira (10/7) estão agendados mais seis exames de vídeo-EEG.

Outros atendimentos – Além desse procedimento, a Casa de Apoio conta com atendimento especializado feito por equipe multidisciplinar composta por 58 profissionais de diversas áreas, entre eles, médicos, fisioterapeutas, arte-educadores, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicólogos e psicopedagogos, entre outros. A meta é que sejam feitos cerca de 1.260 atendimentos mensais. Oficinas, cursos e palestras aos familiares também serão oferecidos aos familiares dos bebês com doenças que afetam o neurodesenvolvimento.

A Casa de Apoio Ninar tem a gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde e complementa o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que funciona desde 2016.

 

Fotos: Francisco Campos/SES