contato@institutoacqua.org.br

Curso para minimizar risco de infecções é ministrado na Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

10/07/2017

Capacitação orientou profissionais em biossegurança hospitalar

Equipes médicas e de enfermagem e profissionais de diversos setores da Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), participaram do curso de Biossegurança e Noções de Infecções Hospitalares, realizado no auditório da unidade em 27 e 28 de junho e 3 e 4 de julho.

O curso apresentou as normas vigentes sobre formas seguras de trabalho e incluiu debates a respeito de questões éticas, para que os profissionais sejam capazes de perceber os riscos ocupacionais e avaliar as medidas de segurança mais adequadas na unidade de saúde.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Marly Sarney, Marcia Costa Ferreira, destacou a importância da capacitação. “Estamos reunidos debatendo a prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores e da comunidade em geral, buscando minimizar os riscos na prestação dos serviços. Para que isso ocorra, existem vários procedimentos a serem rigorosamente seguidos e que estão sendo abordados no curso por profissionais capacitados”, comentou.

Durante o treinamento foram debatidos temas como segregação de lixo hospitalar, protocolo com HIV, acidentes com objetos perfurocortantes, higiene das mãos, infecção cruzada e utilização de equipamento de proteção individual (EPI), entre outros assuntos.

Em uma das palestras, o supervisor de enfermagem do centro cirúrgico da maternidade, Francisco Ribeiro, destacou alguns pontos importantes relacionados à biossegurança dentro da unidade. O enfermeiro explicou que cada profissional tem responsabilidades e precisa ter uma postura participativa. “No ambiente hospitalar todos devem estar atentos às normas específicas disponíveis para proteger o paciente e o acompanhante, além do próprio profissional, e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente”, pontuou.