contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar é destaque em simpósio médico no Rio de Janeiro (RJ)

17/07/2017

Evento da Academia Nacional de Medicina destacou importância do local para a área de atenção integral à saúde da criança; unidade está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

A Casa de Apoio Ninar, inaugurada no último dia 4 de julho em São Luís (MA), ganhou destaque durante o simpósio Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, realizado na última quinta-feira (13/7) na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu acadêmicos e profissionais da saúde e debateu iniciativas na área de atenção integral à saúde da criança, entre outros projetos.

Participaram do simpósio o secretário de Articulação das Políticas Públicas do Estado Maranhão, Marcos Pacheco, a neuropediatra e coordenadora da Casa de Apoio, Patrícia Sousa, e a pesquisadora da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Zeni Lamy, além do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde.

A coordenadora Patrícia Sousa foi uma das palestrantes. Ela destacou a importância da parceria entre Instituto Acqua e Governo do Maranhão para viabilizar a existência dessa nova unidade para o atendimento de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento. “A repercussão do nosso trabalho nesse simpósio foi maravilhosa. É emocionante perceber como a Casa de Apoio pode ser uma iniciativa reproduzida em todo o Brasil”, contou.

Patrícia também apresentou um caso clínico de paciente com síndrome congênita do zika vírus, atendido pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), também na Capital maranhense, e reforçou o papel da Casa de Apoio como um complemento aos atendimentos do Ninar. “Mostramos como podemos oferecer uma estrutura física relevante para acolher não apenas o paciente, mas também sua família, porque os pais precisam de suporte nesse período de tratamento da criança”, destacou a neuropediatra. “É uma inovação em assistência que oferecemos nessa área graças à capacidade profissional da equipe e um presente que entregamos para os nossos pacientes no Maranhão.”

O trabalho realizado pelos profissionais do Instituto Acqua na Casa de Apoio Ninar será discutido novamente na Academia Nacional de Medicina em simpósio agendado para 29 e 30 de novembro. A entidade organiza congressos e incentiva a pesquisa e o estudo da medicina no País desde 1829.

“Apresentar a iniciativa da Casa de Apoio Ninar para tantos profissionais na Academia Nacional de Medicina é um passo importante na ampliação desse modelo de atendimento para outros locais do País, além de reforçar a importância do trabalho realizado no Maranhão pelo Instituto Acqua em parceria com o Governo do Estado. Estamos orgulhosos em fazer parte disso”, destacou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.