contato@institutoacqua.org.br

PALESTRAS E OFICINAS MARCAM SEMANA DA ENFERMAGEM NO HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ (MS)

31/05/2019

Valorização dos profissionais foi pauta de palestras que motivaram equipes; programação durou quatro dias e reuniu 240 enfermeiros, técnicos e estudantes do segmento

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), encerra nesta quinta-feira (23/05) programação da Semana da Enfermagem que movimentou 240 enfermeiros, técnicos e estudantes do segmento. O tema deste ano ‘Enfermagem-uma voz para liderar’ teve objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais e levar reflexão sobre a importância da área da enfermagem na unidade hospitalar. A abertura do evento, ocorrida na última segunda-feira (20/05), contou com a presença do presidente do COREN-MS (Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul), Sebastião Junior Henrique Duarte e do enfermeiro e professor Richardson Miranda Machado – ambos palestraram para as equipes.

“É necessário promover a valorização do profissional da enfermagem para a sociedade. A saúde pública avançou no País graças ao trabalho dos profissionais da área, e o profissional da Enfermagem tem papel central nisso, já que ele é quem está na ponta da assistência. Aqui na fronteira vocês atendem também nossos irmãos paraguaios. E mesmo a nossa saúde pública tendo dificuldades, somos referência para alguns países”, ressalvou Sebastião Duarte.

O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, Cassio Humberto Solidade, participou das conferências no primeiro dia. A oportunidade, para ele, serviu para adquirir mais conhecimento. “Tenho essa preocupação em motivar a equipe, fortalecer nosso vínculo e reconhecer a importância do trabalho em grupo. Nesse sentido, o que foi falado sobre liderança ajudou bastante”.

A programação do segundo dia (21/05) também contou com o psicólogo e palestrante Renisson Costa Araújo que discursou sobre a saúde mental dos trabalhadores de enfermagem com o tema ‘Cuidando de quem cuida’. “A saúde mental do trabalhador deve ser cuidada e valorizada. As taxas de adoecimento e suicídios na área de enfermagem são muito altas. Formulamos essa palestra para debater e alertar sobre a importância da saúde mental dos enfermeiros”, explicou.

A técnica de enfermagem Ester Mota, funcionária do Hospital Regional há mais de 20 anos, disse ter se identificado com a palestra do psicólogo. “Seria muito bom falar mais sobre as fragilidades individuais e da equipe. Muita coisa do que ele abordou ali tem relação com minha experiência na enfermagem. Presenciamos dor a todo momento e o psicólogo mostrou ao profissional de saúde que podemos falar sobre a nossa dor”, disse.

Palestras e oficinas integraram as atividades. O evento foi organizado pela direção administrativa, gerência de enfermagem e coordenadores do Hospital Regional de Ponta Porã com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul.  O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

‘Acolhimento com classificação de risco’ foi o tema da terceira noite de evento (22/05). A atividade foi realizada pela enfermeira da Escola de Saúde Pública de Campo Grande, Suzicleia Strapson, especialista em qualidade e segurança na assistência ao paciente. Na oficina ela explanou sobre a política nacional de humanização no atendimento às urgências e emergências e portarias.

“Anteriormente não existia a classificação de risco. Foi por meio da política nacional de humanização no atendimento que começou a se discutir esse tema. A classificação proporciona um cuidado melhor e organiza os pacientes. Lembrando que o protocolo não substituiu a interação, o diálogo, a escuta e o respeito com o paciente”, completou Suzicleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *