contato@institutoacqua.org.br

HOSPITAL MACRORREGIONAL TOMÁS MARTINS (MA) REALIZA 5ª EDIÇÃO DO PROJETO MUSICOTERAPIA

31/05/2019

Iniciativa em parceria com estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão leva descontração aos pacientes internados

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), acaba de realizar a 5ª edição do projeto de musicoterapia. Com participação dos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a atividade ocorreu na última terça-feira (21/05). A ação leva mensagem para fortalecer a autoestima de pacientes internados na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas, e o tempo tic-tac devagar, põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso e vem pra cá”. Os versos talvez soem simples aos leitores mais exigentes, porém, para quem está em recuperação ou tratamento, canções como essa fazem a diferença durante uma internação. É o que garante a estudante Natália Diniz, 17 anos, natural da cidade Zé Doca. “Tem gente há mais tempo internada no hospital e se sente deprimida. Essa música ‘Do lado de Cá’, da banda Chimarruts, fala que não é todo dia que o tempo vai ser bom e a gente sempre tem que olhar para as situações com a confiança de que no final tudo vai dar certo”, disse a jovem que está internada há menos de um mês na unidade de saúde.

O projeto de musicoterapia no hospital macrorregional acontece desde 2018 e prevê visitas mensais às unidades. A iniciativa dos alunos da UEMA é uma atividade de extensão financiada por bolsa de incentivo da própria instituição e coordenada pela professora de Enfermagem e doutoranda em Saúde Coletiva, Lorena Lauren Chaves Queiroz Bezerra.

“É uma ação de extensão que pretende humanizar o tratamento dos pacientes, oferecer um ambiente descontraído. Existe uma preparação prévia antes das visitas. Pensamos em um repertório que ajude os pacientes diante da situação que se encontram. Temos ensaios intensos e alinhados com a proposta terapêutica”, explicou Gisele Kelly Batista Carvalho Reis, 21 anos, estudante do 7° período do curso de Enfermagem da UEMA.

“O projeto de musicoterapia é uma das atividades que o hospital promove em parceria, fortalecendo as ações de humanização desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente. Além de atingir os pacientes, também traz benefícios na rotina dos profissionais”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da unidade, Ana Paula Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *