contato@institutoacqua.org.br

Enfermeira obstétrica do Instituto Acqua no Maranhão ganha prêmio nacional

19/08/2019

Prêmio Espírito Público reconhece histórias de sucesso em todo o Brasil; prática humanizada no parto é realizada em unidades sob a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A enfermeira obstétrica e responsável técnica do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito, é vencedora do Prêmio Espírito Público 2019. A profissional, que atua no Instituto desde 2015, venceu na categoria Saúde. O prêmio reconhece e celebra profissionais públicos com trajetória de grandes contribuições para o Brasil. A profissional de enfermagem foi a responsável pela implantação de práticas humanizadas que valorizam e empoderam grávidas e famílias para uma vivência respeitosa, acolhedora, segura, que resgata o protagonismo da mulher e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse é um prêmio de toda a enfermagem obstétrica do Maranhão. Sem cada profissional e cada coordenadora de enfermagem não teria chegado à final. Foi a garra delas, lutando contra as dificuldades, que juntas conseguimos implantar esse novo modelo de parto no estado. Continuaremos fortalecendo práticas para mostrar que os bebês precisam desde a barriga da mãe já sentir o amor”, declarou emocionada Analamacia ao ver o resultado divulgado nesta segunda-feira (19/08).

Defensora de prática humanizada no parto e na gestação, Analamacia – em conjunto com o Instituto Acqua e equipe de coordenação de enfermagem das maternidades – desenvolveu as Rodas de Conversa para Casais Grávidos. Nos encontros de compartilhamento de experiências, os casais recebem orientação sobre o processo gestacional e conhecem toda a rotina da maternidade que as receberá durante o trabalho de parto. Durante as conversas, as gestantes deixam escrito o Plano de Parto, documento que expressa todos os desejos da grávida durante o momento de nascimento do bebê.

“Receber esse prêmio nos fortalece e nos mostra que estamos no caminho certo. Nos últimos cinco anos fortalecemos a enfermagem e também esse modelo. É um momento de muito entusiasmo. Só tenho a agradecer a cada profissional. Quem ganha com isso é a mulher, que sabe que será bem acolhida e respeitada ao chegar a uma maternidade”, completou a vencedora.

Premiação – Além de Analamacia, outros dois candidatos foram declarados vencedores na categoria Saúde. A enfermeira obstétrica ainda concorre ao prêmio destaque na mesma categoria. O resultado dessa segunda etapa só será conhecido no dia da entrega da premiação geral. A história de Analamacia foi submetida a oito etapas avaliativas que vão desde inscrição, análise da inscrição, triagem, análise de um júri e comitê setorial, até análise aprofundada de cada concorrente.

Analamacia também venceu em 2018 o prêmio Anna Nery, considerado o mais importante da área de enfermagem no Brasil. A solenidade ocorreu no encerramento do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em São Paulo.

A premiação acontece anualmente e reconhece os profissionais de enfermagem que prestaram bons serviços à sociedade. E também aqueles que contribuíram com a assistência, administração, ensino e pesquisa na região em que atuam.

Parto Humanizado – As práticas do parto humanizado defendidas por Analamacia são realidade nas Maternidade Benedito Leite, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, e no Hospital Regional de Balsas e têm sido referência na gestão de saúde no Maranhão. Nestes locais, uma equipe multiprofissional atua nas salas de pré-parto com exercícios para a gestante e aplicação de métodos não-farmacológicos para alívio da dor, entre outras ações.

Sobre o Prêmio – O Prêmio Espírito Público é uma iniciativa coletiva de diversas instituições, co-realizado pelo Instituto República e pela Agenda Brasil do Futuro, ambas organizações sem fins lucrativos que têm entre seus objetivos o apoio e o reconhecimento de profissionais públicos.

A edição de 2019 do Prêmio Espírito Público é organizada nas seguintes categorias: Educação, Saúde, Gente, Gestão & Finanças Públicas; Meio Ambiente; Segurança Pública e Governo Digital. A cerimônia de premiação acontece em setembro, na cidade de São Paulo (SP).

Foto: Welida Nunes

 

10 comentários em “Enfermeira obstétrica do Instituto Acqua no Maranhão ganha prêmio nacional”

  1. Ana Amélia Lima Reis disse:

    Parabéns! Analamacia, pelo seu desempenho garra e determinação

  2. Cláudio.mendes disse:

    Essa enfermeira Realmente é top… Humanização em pessoa. Merecido prêmio

  3. Meire Lene disse:

    Essa profissional além de ser uma pessoa responsavel e trabalhar com amor em tudo que faz na obstetricia é motivacional ou seja com sua simplicidade em empoderá a mulher na gestaçao e parto , ela inda contagia outras enfermeiras , tecnicos em enfermagem e até mesmo medicos obstetras a atender a mulher com respeito e respeitando os seis direitos.
    Ela merece todo o reconhecimento.

  4. Jeane disse:

    parabéns! ela merece é esforçada e dedicada!

  5. Fico muito feliz em saber que a enfermagem seja lá qual for sua especialidade esteja sendo realmente reconhecida, e ainda mais ,sendo premiada .

  6. Maria Silva campos disse:

    Parabéns analamarcia vc é mil ,Pessoa igual a vc é que o Brasil prescisa .
    desejo que vc continua sendo abençoando por Deus e continui sendo dedicada a sua profissão.

  7. zelina disse:

    Meus parabens fez por merecer .

  8. Flora silva disse:

    Parabéns analamacia.. continue assim.. Deus a abençoe..

    1. claudiana moreira oliveira disse:

      Parabéns! analamacia,que jesus esteja sempre na sua frente, te capacitando a cada dia mais,nossa guerreira.

  9. Maria das Graças Fernandes disse:

    -Parabéns esperamos que cada dia se manifestem mais profissionais da enfermagem com este amor e dedicação a profissão tão bonita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *