contato@institutoacqua.org.br

Feira Vegana se consolida como opção de economia criativa e atrai público do Grande ABC e São Paulo

14/12/2017

Referência para veganos de Santo André e cidades vizinhas, Feira do Instituto Acqua reúne gastronomia de pequenos produtores e atração musical; na Vila Madalena, evento também cria público fiel

As últimas edições da Feira Vegana do Instituto Acqua, realizadas em Santo André e Vila Madalena (SP), reuniram pequenos produtores e a comunidade local para estimular a economia criativa, hábitos saudáveis e o contato com produtos livres de ingredientes de origem animal. Este ano foram realizadas quatro edições, desde julho.

Com entrada gratuita, as atividades contaram com 16 produtores que apresentaram aos visitantes diversas opções de produtos à base de vegetais, além de doces, queijos, patês e até feijoada vegana. Cíntia Albani, moradora de São Bernardo do Campo, visitou a feira em novembro ocorrida na sede do Acqua para levar comida congelada. “Aqui no ABC não tem tantas opções para nós veganos. Quando soube da Feira fiquei contente. Aproveitei para comprar feijoada vegana congelada e alguns biscoitinhos”, disse.

Diante das variedades, a Feira também comercializou a famosa coxinha de Jaca. Marcio Nascimento, proprietário da marca Dona Zigfrida, garante que o salgado é imbatível. “Sem dúvida é o que mais vendo. As pessoas procuram muito a coxinha e também o doce de biomassa. Estou expondo aqui na Feira Vegana do Acqua desde a primeira edição e percebo que a população do ABC não vai para São Paulo em busca desses produtos. Por isso a iniciativa é tão importante. E para nossas vendas é melhor ainda”, opina.

Aprovada por muitos veganos, a Feira atraiu olhares curiosos até de quem ainda não pertence a essa cultura. Isabela Morita Zanoli, 3 anos, provou três tipos de brigadeiro vegano e pediu à mãe que levasse o doce para casa. “Não conhecia a Feira. Adorei as opções, comprei diversos produtos e voltarei todo mês. A Isabela gostou muito do chocolate vegano. Bacana saber que Santo André agora tem essa opção”, conta a andreense Alexandra Morita Zanoli, mãe da pequena.

Além das opções gastronômicas, a ação contou com atração musical (em Santo André, três violinistas realizaram apresentações, e na Vila Madalena, artistas imigrantes e refugiados de vários países fizeram o Sarau do Mundo simultaneamente à Feira). Essa iniciativa integra a proposta do Acqua de somar serviço e entretenimento. “Com mais essas últimas edições, percebemos que o público do Grande ABC já adotou a Feira como opção de lazer. Desde o início nossa ideia era estimular a economia criativa e enaltecer o trabalho de produtores da região que produzem gastronomia de qualidade para esse segmento. Sabemos que em São Paulo há diversas opções gastronômicas para os veganos, mas no ABC ainda não é comum. Nossa Feira Vegana atua, além de servir essa demanda, para valorizar o veganismo e também incentivar as pessoas a conhecerem essa cultura. Sem contar a Feira Vegana na Vila Madalena, que também está sendo sucesso de público”, comenta Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.