contato@institutoacqua.org.br

Acqua é contemplado em premiação da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

20/12/2018

Iniciativa premiará redes de pontos de cultura que disseminam atividades em suas comunidades

O Instituto Acqua, que completa 20 anos de fundação em 2019, acaba de ser contemplado em edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Cerca de 400 entidades receberão prêmio em forma de Kit Audiovisual ou Musical no valor de R$ 12 mil. A ação incentiva e apoia entidades que mantêm trabalhos concretos que promovam a arte.

A iniciativa é fruto de um convênio de 15 milhões de reais, celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado. Pontos de Cultura – incluindo grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural – que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes inscreveram balanços de atividades realizadas em cada região de atuação. O reconhecimento anterior como Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva, não foi obrigatório.

Para o Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, o programa enaltece a mistura de segmentos e artistas que criam e empreendem. "A grande diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e consolidação do programa. Sabemos o quão importante são as atividades realizadas por esses coletivos culturais”, afirma.

As premiações atendem as ações da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também garante o acesso aos meios de difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades. “O Acqua atua com diversas frentes de gestão, tendo como base a área da Saúde, gerenciando unidades no Maranhão, Paraíba e São Paulo. A expansão desse trabalho garante avançarmos para áreas como Educação, Socioambiental e Cultural. Em menos de dois anos nosso espaço atraiu milhares e estamos desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora com artistas locais. Esse reconhecimento a partir do edital do Estado nos mostra que estamos cumprindo com excelência nosso papel”, avalia o diretor do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.  

Ações do Acqua – Em maio de 2017, o Acqua inaugurou espaço cultural localizado em sua sede na cidade de Santo André (SP). O local conta com infraestrutura para atividades educacionais e culturais. Além dos cursos de formalização em jardinagem, palestras para empreendedores e aulas de canto coral, oficinas para terceira idade, yoga e demais iniciativas, o espaço recebe mensalmente a Feira Vegana do ABC – idealizada pelo Acqua e referência para o segmento nas sete cidades da região.

Há um ano e quatro meses, o Acqua também mantém a iniciativa VilaMundo, em parceria com o Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria. A plataforma mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais no Grande ABC e São Paulo. Desde abril deste ano, o Acqua também promove mensalmente o Bazar VilaMundo ABC, uma feira que reúne brechós, música, gastronomia, cosméticos e artesanato.

Em parceria com a Rádio Brasil Atual (98,9 FM), o Acqua realiza no mesmo espaço, eventualmente, o programa 'Hora do Rango', comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta. A ação resgata a história artística da região por meio de entrevistas e apresentações de músicos convidados que não encontram espaço na grande mídia.

Com a proposta de relembrar artistas, lugares e movimentos que fizeram história no ABC Paulista e valorizaram as expressões artísticas e culturais, o Acqua também idealizou espaço dedicado a homenagear aqueles que tanto encantaram e ainda encantam entusiastas. A galeria intitulada ABC das Artes, fixada na sede do Instituto, homenageia grandes nomes regionais como os sambistas Mimi Boêmio, Joca Sete Cordas, Dona Inah e a casa que movimentou a música de Santo André nos anos 80 e 90, Jazz and Blues.