contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Sebrae-SP iniciam parceria que beneficia empreendedores

14/12/2017

Iniciativa foi indicada para quem tem uma ideia de negócio ou quer regularizar e empreender

O Instituto Acqua, em parceria com o Sebrae São Paulo, ofereceu vagas gratuitas para curso de formalização destinado a micro e pequenos empresários que buscam alavancar o próprio negócio. A oficina, que durou três etapas ocorridas em novembro, ajudou empreendedores a entender as etapas de todo o processo empresarial de forma rápida e prática, além de enfatizar as vantagens e benefícios da formalização e o risco da informalidade.

Desde que a figura do MEI (Microempreendedor Individual) surgiu, em 2009, com a proposta de trazer ao mercado de trabalho formal os profissionais que atuavam sem registro, mais de 96 mil pessoas tornaram-se empreendedoras individuais no Grande ABC. A partir desse número e em soma aos problemas e dúvidas que os novos empresários encontram, o Instituto Acqua firmou parceria com o Sebrae-SP para fornecer suporte gratuito aos profissionais que mantém dificuldades diante da nova atividade. “O Acqua enxerga nesses novos profissionais bem mais do que gestores, mas sim empreendedores capazes de movimentar a economia, gerar emprego e, sobretudo, serem protagonistas do próprio negócio. Essa parceria é resultado de uma crença do Instituto diante da formalização profissional com a competência educacional e qualidade que o Sebrae oferece”, pontua Mariza Labrada, coordenadora de projetos sustentáveis do Instituto Acqua.

Na primeira fase de atividades, os participantes conheceram o passo a passo da legalização de um negócio e quais são os direitos e obrigações do negócio já formalizado. Já na fase seguinte, a oficina ‘SEI Vender’ tratou sobre o marketing que pode valorizar o produto ou serviço ofertado. Os alunos viram como conquistar novos clientes, aumentar suas vendas e expandir seu negócio. Uma das empreendedoras que acompanhou a oficina para novos negócios, Liora Mindrisz disse que o formato aplicado pela consultora do Sebrae foi interessante, além das dicas atuais sobre estratégias de vendas. "É sempre importante buscar atualizações, se interar das tendências e do que é possível adotar para conquistar mais espaço. O Sebrae tem um peso grande diante dessas atividades e aqui não foi diferente. Saímos do curso com mais clareza e corrigindo erros que muitas vezes nem nos damos conta", sugere.

O último módulo, com a oficina ‘SEI Controlar’ meu Dinheiro, apontou como fazer o controle financeiro do negócio, administrar as entradas e saídas de dinheiro, previsão de receitas e de contas a pagar, além de revelar a importância de separar os recursos da empresa dos pessoais.